Vídeo mostra funcionários de balsa no Acre tentando salvar homem que se afogou no Rio Caeté


Acidente ocorreu nesta sexta-feira (24), horas após a interdição da ponte sobre o manancial, em Sena Madureira. Corpo foi encontrado por bombeiros. Vídeo mostra tentativa de resgate de homem que morreu afogado no Rio Caeté no Acre
Uma tragédia foi registrada no Rio Caeté, em Sena Madureira, interior do Acre, nesta sexta-feira (24), horas após o fechamento da ponte sobre o manancial. Um homem morreu afogado após a canoa em que ele navegava bater na balsa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que auxilia na travessia dos veículos.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Imagens cedidas pelo jornalista Aldejane Pinto mostram funcionários da balsa tentando ajudar o rapaz que é levado pela forte correnteza. Os trabalhadores jogaram boias salva-vidas na direção em que o homem era arrastado, contudo, os equipamentos não chegam até ele.
Ainda no vídeo é possível ouvir pessoas, que aguardavam a travessia, dizendo que a canoa da vítima entrou embaixo da balsa. “Ele não está conseguindo nadar. Vai se afogar, alguém ajuda, joga a boia”, alertam.
Pelo menos dois homens pulam na água para tentar ajudar o rapaz, sendo que um deles ainda chega próximo da vítima. Apesar do esforço, ele afunda e some nas águas.
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Sena Madureira foram para o local e iniciaram as buscas. O corpo foi encontrado após às 16h desta sexta.
Canoa se chocou com balsa e rapaz caiu no Rio Caeté em Sena Madureira
Reprodução
O delegado de Sena Madureira, Thiago Parente, disse ao g1 que a perícia está no local ajudando a esclarecer os fatos.
À Rede Amazônica Acre, o superintendente do Dnit, Ricardo Araújo, explicou que a informação repassada até o momento é de que a canoa da vítima estava atracada às margens do rio. O rapaz tentou sair com a embarcação, mas não conseguiu e a correnteza arrastou a canoa até bater na balsa.
“Acabou se chocando com a balsa parada, bateu e tentou nadar. Jogaram a boia para ele, mas não conseguiu pegar e, por causa disso, se afogou. A correnteza estava muito forte”, lamentou.
Interdição da ponte
Travessia do Rio Caeté é feita agora por balsa em Sena Madureira
Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre
O acesso à ponte sobre o Rio Caeté, que fica no km 10 da BR-364, em Sena Madureira, interior do Acre, foi interditado nesta sexta-feira (24). Com o bloqueio, a travessia no Rio Caeté passou a ser feita gratuitamente por balsas com capacidade de transportar todos os tipos de veículos.
A interdição estava programada para o último dia 18, mas adiada para testes com a balsa e novas avaliações. O acesso é importante porque liga os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, indo até Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá. Agora, o tempo de viagem para esses municípios deve aumentar em pelo menos uma hora.
A ponte foi condenada pelo Dnit após inspeções técnicas identificarem trincas e deslocamentos dos blocos de sustentação, causados pelo talude da margem do manancial. A queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão, foi um alerta para o departamento no Acre.
Uma equipe da Rede Amazônica Acre esteve na ponte nesta sexta para mostrar a situação. Por enquanto, a travessia é feita apenas com uma balsa. Contudo, o governo anunciou que enviará uma segunda balsa para dar apoio nos serviços.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.