Nasce bebê de mulher mantida viva por aparelhos após morte cerebral em MT

Nasceu o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, 21 anos, que foi internada em dezembro do ano passado e diagnosticada com um aneurisma cerebral, que posteriormente levou a uma morte encefálica, na Santa Casa de Rondonópolis (MT), a 218 quilômetros de Cuiabá.

A informação do nascimento, que aconteceu na última sexta-feira (24), foi confirmada por familiares de Joyce. O bebê nasceu com 900 gramas e precisou ser retirado da barriga da jovem antes dos 7 meses, o que é considerado como prematuro extremo.

A jovem estava por volta da 26ª semana de gestação e permaneceu sob os cuidados de uma equipe multiprofissional composta por médicos intensivistas e obstetras, que trabalharam para garantir as condições necessárias para o desenvolvimento do feto.

Bela Borges, cunhada de Joyce, acrescentou que os médicos estavam mantendo o coração e a respiração de Joyce artificialmente por meio de aparelhos para preservar a vida do bebê. Segundo ela, a família decidiu tornar o caso público devido à grave situação financeira.

Segundo a Santa Casa, Joyce deu entrada no hospital em 20 de dezembro de 2024 e foi diagnosticada com rompimento de aneurisma cerebral. A equipe médica realizou todos os procedimentos necessários, mas a paciente evoluiu para morte encefálica.

João Matheus Silva, marido de Joyce, relatou que eles são naturais do Tocantins e se mudaram para Mato Grosso em busca de melhores oportunidades de trabalho.

A família da jovem conseguiu arrecadar recursos financeiros para o translado do corpo de Joyce para sua terra natal, mas ainda será necessário arcar com os custos do translado da criança.

“Ela vai a óbito porque o cérebro dela que faleceu”, lamentou João Matheus, descrevendo Joyce como uma menina alegre. Além do bebê, a jovem deixa duas filhas, uma de 7 anos e outra de 3. A cunhada da jovem agradeceu todas as mensagens enviadas à família, além da ajuda. A mulher informou que Joice será velada, mas ainda não há maiores detalhes.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Nasce bebê de mulher mantida viva por aparelhos após morte cerebral em MT no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.