Após perder foro privilegiado, Deltan Dallagnol é convocado por novo juiz da Lava Jato para depoimento sobre declarações de Tacla Duran

apos-perder-foro-privilegiado,-deltan-dallagnol-e-convocado-por-novo-juiz-da-lava-jato-para-depoimento-sobre-declaracoes-de-tacla-duran


Ex-deputado federal será ouvido na condição de testemunha. Juiz quer apurar possível proximidade de Dallagnol com procurador Walter José Mathias Júnior, que atua no caso de Tacla Duran. Deltan Dallagnol perdeu o mandato de deputado federal após ter o registro de candidatura cassado pelo TSE
TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Três dias após perder o foro privilegiado, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) foi convocado pelo novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, para prestar depoimento na condição de testemunha sobre declarações do advogado Rodrigo Tacla Duran, réu por lavagem de dinheiro em processos da força-tarefa.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O despacho é desta sexta-feira (19). Deltan Dallagnol perdeu o mandato na terça (16), por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-deputado disse que vai recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF).
No despacho, o juiz diz que quer ouvir de Deltan se ele “mantém vínculo de amizade pessoal e íntima” com o procurador da República Walter José Mathias Júnior, que atua no processo que envolve Tacla Duran.
Appio afirma, ainda, que durante uma audiência de Tacla, Mathias Júnior reconheceu “vínculos de convivência pessoal” com Deltan, que é ex-procurador da Lava Jato. Dallagnol foi, por anos, procurador da força-tarefa em Curitiba.
O juiz justifica a intimação com a alegação de Tacla Duran, que avalia com suspeita a atuação de Mathias Júnior no processo dele.
Pela decisão, a audiência foi designada para 19 de junho, às 16h30, em formato presencial. O depoimento será em Curitiba, na sede da 13ª Vara Federal. Conforme apuração do g1, Dallagnol deve ser intimado por um Oficial de Justiça nos próximos dias.
O g1 tenta contato com Dallagnol e com o procurador Mathias Júnior.
*Reportagem em atualização.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.