Oscar: veja últimos 10 vencedores de Filme Internacional e onde assistir

Após 26 anos, o Brasil volta a marcar presença nas principais categorias do Oscar. O país é representado neste ano pelo filme “Ainda Estou Aqui“, que concorre na categoria de Melhor Filme Internacional.

Até hoje, o Brasil já recebeu cinco indicações nesta categoria, mas ainda não conquistou a tão sonhada estatueta. Tradicionalmente, a premiação tende a favorecer produções asiáticas ou europeias.

No entanto, com a surpreendente indicação de “Ainda Estou Aqui” também para a categoria de Melhor Filme, a obra brasileira se consolida como um forte candidato à vitória.

Confira abaixo os últimos 10 vencedores da categoria de Melhor Filme Internacional e descubra onde assistir a cada um deles nos serviços de streaming.

Oscar 2024: “Zona de Interesse” (Reino Unido)

Durante a Segunda Guerra Mundial, Rudolf Höss (Christian Friedel), comandante de Auschwitz, e sua esposa, Hedwig (Sandra Hüller), tentam criar uma vida ideal para sua família em uma residência próxima ao campo de concentração.

“Zona de Interesse” ganhou os prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Som. A produção está disponível para streaming pelo Prime Video.

Oscar 2023: “Nada de Novo no Front” (Alemanha)

O jovem Paul (Felix Kammerer) é recrutado para lutar na linha de frente da Primeira Guerra Mundial. Inicialmente cheio de entusiasmo e idealismo, ele rapidamente se depara com a cruel e sombria realidade do campo de batalha.

“Nada de Novo no Front” ganhou os prêmios de Melhor Filme Internacional, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção. O filme está disponível para streaming pela Netflix.

Oscar 2022: “Drive My Car” (Japão)

Yusuke (Hidetoshi Nishijima), um ator viúvo, está em busca de um motorista. Quando é apresentado a Misaki (Tôko Miura), uma jovem de 20 anos, ele fica inicialmente hesitante, mas aos poucos surge uma conexão especial entre os dois.

“Drive My Car” venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional, e também recebeu outras indicações, incluindo na categoria de Melhor Filme. O filme está disponível para streaming pela MUBI.

Oscar 2021: “Druk – Mais uma Rodada” (Dinamarca)

Para animar um amigo em meio a uma crise, um grupo de professores resolve experimentar uma ousada teoria: a de que manter um leve nível de álcool no sangue pode torná-los mais felizes e bem-sucedidos.

“Druk – Mais uma Rodada” ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional e recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Diretor. O filme está disponível para streaming pela Netflix.

Oscar 2020: “Parasita” (Coreia do Sul)

A família de Ki-taek (Song Kang-ho) está toda desempregada, morando em um porão sujo e apertado. Por acaso, ele começa a dar aulas de inglês para uma jovem de uma família rica.

Encantados com o estilo de vida luxuoso deles, os membros da família Ki-taek elaboram um plano para se infiltrar na casa dessa família abastada, um por um. No entanto, os segredos e mentiras exigidos para alcançar essa ascensão social acabam cobrando um alto preço.

“Parasita” ganhou os prêmios de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. O filme está disponível para streaming pela Max e pelo Prime Video.

Oscar 2019: “Roma” (México)

Cleo (Yalitza Aparicio) trabalha como empregada para Antonio (Fernando Grediaga) e Sofía (Marina de Tavira), ajudando a cuidar dos quatro filhos do casal na Cidade do México durante os anos 1970. A situação se complica quando Antonio abandona a família para ficar com sua amante, e Cleo descobre que está grávida.

“Roma” ganhou os prêmios de Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. O filme está disponível para streaming pela Netflix.

Oscar: 2018 “Uma Mulher Fantástica” (Chile)

Marina (Daniela Vega), uma mulher trans, precisa lidar com o preconceito da família de seu ex-companheiro.

“Uma Mulher Fantástica” ganhou e foi indicado apenas ao prêmio de Melhor Filme Internacional. O filme está disponível para streaming pela Netflix.

Oscar 2017: “O Apartamento” (Irã)

Um casal de atores se muda para um novo apartamento, onde a esposa sofre um ataque. Agora, eles precisam enfrentar as consequências do ocorrido e decidir se desejam ou não descobrir quem foi o culpado.

“O Apartamento” ganhou e foi indicado apenas ao prêmio de Melhor Filme Internacional. O filme está disponível para streaming pela Prime Video.

Oscar 2016: “O Filho de Saul” (Hungria)

Durante a Segunda Guerra Mundial, um prisioneiro judeu é forçado a trabalhar no campo de concentração de Auschwitz e faz todo o possível para proteger o corpo de um jovem, com a intenção de garantir que ele receba um sepultamento digno, realizado por um rabino.

“O Filho de Saul” ganhou e foi indicado apenas ao prêmio de Melhor Filme Internacional. O filme está disponível para streaming pela Prime Video e Max.

Oscar 2015: “Ida” (Polônia)

Às vésperas de fazer seus votos como freira, Anna (Agata Trzebuchowska) descobre revelações surpreendentes sobre seu passado, relacionado à Polônia durante os anos de ocupação nazista.

“Ida” ganhou o prêmio de Melhor Filme Internacional, e também recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Fotografia. A produção não está disponível para streaming.

Com “Ainda Estou Aqui”, veja a lista de indicados ao Oscar 2025 na categoria Internacional

https://stories.cnnbrasil.com.br/entretenimento/ainda-estou-aqui-e-indicado-ao-oscar-2025-de-melhor-filme-internacional/

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar: veja últimos 10 vencedores de Filme Internacional e onde assistir no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.