Após adiamento, MEC disponibiliza resultado do SiSU

O resultado do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) foi divulgado nesta segunda-feira (27), após um atraso na divulgação oficial, que estava prevista para acontecer no domingo (26), conforme o calendário do MEC (Ministério da Educação).

Devido ao atraso, muitos estudantes expressaram reclamações nas redes sociais, o que deu origem a vários memes. Em nota enviada à CNN na manhã desta segunda-feira (27), a pasta informou: “O Ministério da Educação informa que o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está disponível para consulta”.

Os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 poderão consultar a lista de aprovados no portal do SiSU. Neste ano, o programa oferece mais de 261 mil vagas em 124 universidades públicas do país.

Os candidatos aprovados na primeira chamada devem fazer a matrícula na instituição para a qual foi selecionado entre 27 e 31 de janeiro.

Vale lembrar que os candidatos que não forem aprovados ainda podem disputar uma vaga por meio da lista de espera do SiSU. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista até o dia 31 de janeiro.

Como o SiSU funciona?

O SiSU é o principal sistema de seleção para universidades e institutos federais. Funciona assim: o candidato se inscreve no curso desejado e o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

Entretanto, a nota do candidato pode variar de acordo com os critérios das universidades para cada opção de curso. Por exemplo, para o curso de física, uma instituição pode dar mais peso para a nota de ciências da natureza e, para o curso de engenharia, a universidade pode dar mais peso para a matemática.

Veja o cronograma do SiSU 2025:

  • Resultado: 27 de janeiro de 2025
  • Matrículas: de 27 a 31 de janeiro de 2025
  • Manifestação de interesse para constar na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025

Qual curso escolher na faculdade? Saiba lidar com a pressão

*Com informações de Gabriela Maraccini, da CNN e Mirella Cordeiro, colaboradora da CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após adiamento, MEC disponibiliza resultado do SiSU no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.