Espetáculo circense ‘Atenção, Respeitável Público’ é apresentado neste fim de semana em Presidente Prudente e Teodoro Sampaio

espetaculo-circense-‘atencao,-respeitavel-publico’-e-apresentado-neste-fim-de-semana-em-presidente-prudente-e-teodoro-sampaio


No Pontal do Paranapanema, as personagens Begônia e Brigite contarão com a participação dos palhaços Custipil de Pinoti, Dez Pras Sete e Seu Lavanco. Espetáculo ‘Atenção, Respeitável Público’ é apresentado gratuitamente em Presidente Prudente (SP) e Teodoro Sampaio (SP)
Diogo Mar/Divulgação
O espetáculo circense ‘Atenção, Respeitável Público’ será apresentado gratuitamente nestes sábado (20) e domingo (21), em Presidente Prudente (SP), às 20h, na Praça da Vila Operária Olinda Vicente Constantino, no Jardim São Francisco, e em Teodoro Sampaio (SP), às 17h, na Praça de Prefeitura (conheça o enredo da apresentação ao fim desta reportagem).
No Pontal do Paranapanema, a apresentação contará com a participação dos palhaços Custipil de Pinoti’ (Tiago Munhoz), ‘Dez Pras Sete’ (Fernando Ávila) e ‘Seu Lavanco’ (Luis Valente), integrantes do Grupo Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente.
O trio apresentará a cena da montagem ‘Hoje Tem Espetáculo’, que mistura música e palhaçada clássica com o malabarismo.
Contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a partir do Edital 8/2022 – Circo/Circulação de Espetáculos, a temporada celebra os 10 anos de estrada de ‘Atenção, Respeitável Público’, que contabilizam mais de 300 apresentações para, ao todo, 30 mil pessoas.
Espetáculo ‘Atenção, Respeitável Público’ é apresentado gratuitamente em Presidente Prudente (SP) e Teodoro Sampaio (SP)
Diogo Mar/Divulgação
O espetáculo
‘Atenção, Respeitável Público’ promove o encontro entre duas palhaças e um mestre da ‘palhaçaria’ brasileira.
“Na cena, temos Fernanda Jannuzzelli (Begônia) e Lara Prado (Brigite), sob a direção de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho. Este é o primeiro destaque do espetáculo em cartaz: colocar a mulher no centro do ‘picadeiro’, possibilitando-a apresentar à plateia as potencialidades da graça feminina”, explicou a Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas (FPTAI).
O diretor Pereira França Neto explicou que a apresentação “contribui com a diversidade cultural e promove a renovação da tradição circense”.
“Quando duas palhaças recriam esquetes tradicionais, que estão há décadas sendo reproduzidos, elas nos mostram como a tradição circense é porosa e aberta a mudanças e adaptações que acompanham as transformações da nossa sociedade. A minha contribuição ao espetáculo foi no sentido de ampliar o repertório de piadas e gags da dupla e também pontuar os momentos dos esquetes que precisavam estar melhor estruturados para a total compreensão do público”, pontuou Neto.
Espetáculo ‘Atenção, Respeitável Público’ é apresentado gratuitamente em Presidente Prudente (SP) e Teodoro Sampaio (SP)
Diogo Mar/Divulgação
A FPTAI acrescentou que o espetáculo nasce justamente com esse propósito: “revitalizar esquetes cômicos baseados na tradição circense de picadeiro a partir da transposição do contexto dos números para os dias atuais”.
“Como ponto de partida, as atrizes da Damião e Cia se utilizam da essência da dupla cômica Branco e Augusto, bastante clássica nos circos brasileiros, para inspirar as relações criadas entre as duas palhaças que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, cumprem o propósito de fazer rir e encantar”, complementou a Federação.
Espetáculo ‘Atenção, Respeitável Público’ é apresentado gratuitamente em Presidente Prudente (SP) e Teodoro Sampaio (SP)
Diogo Mar/Divulgação
A palhaça Lara Prado explicou que a revitalização é almejada “principalmente por sermos palhaças mulheres representando esquetes que, em um passado recente, foram majoritariamente dominados por palhaços homens”.
“Esse fato cria um discurso cênico que afirma a potência contida no humor da palhaçaria feminina, além de demonstrar a força e a atualidade dessa tradição cômica do nosso país”, disse Lara.
Fernanda Januzzelli citou que o espetáculo se configura em uma “representação extremamente versátil”, sendo possível de ser encenada em diversos tipos de espaços e tendo como público-alvo espectadores de todas as idades e classes sociais”.
“Amamos estar em cena fazendo esse tipo de linguagem. Mas, acima de tudo, amamos estar em contato com a plateia. Apenas esse encontro já dá sentido ao nosso ofício”, finalizou a palhaça.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.