Dia da Marmota: Phil prevê continuação do inverno nos EUA para 2025

Phil de Punxsutawney, a famosa marmota meteorológica observadora e que foi batizada com o nome de um distrito da Pensilvânia, foi retirada de sua toca na manhã do domingo (2) e viu sua sombra, prevendo mais seis semanas de inverno.

Todo dia 2 de fevereiro, no Dia da Marmota, os membros do Punxsutawney Groundhog Club vão até Gobbler’s Knob — a casa oficial de Phil — para conferir a previsão do animal.

Diz a lenda que, se ele vir a própria sombra, mais seis semanas de inverno estão a caminho. Se não vir, a primavera chega mais cedo.

Na realidade, o inverno terminará no equinócio da primavera, em 20 de março às 5:01 da manhã (no horário do leste dos EUA), independentemente da previsão deste  domingo. Mas as condições climáticas nem sempre seguem o cronograma — e Phil também não.

Phil vem adivinhando o clima desde o final dos anos 1800, mas suas previsões recentes teriam um histórico melhor se ele apenas jogasse uma moeda, já que ele só acertou cerca de 35% das vezes desde 2005, segundo dados analisados ​​pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

A previsão de Phil para uma primavera antecipada no ano passado se tornou realidade. Fevereiro de 2024 foi o terceiro ano mais quente já registrado para os 48 estados mais ao sul. Março também acabou muito mais quente do que o normal, de acordo com dados da NOAA.

Há especialistas mais consistentes a quem recorrer quando Phil erra.

Meteorologistas do Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional de Meteorologia produzem previsões de temperaturas e precipitação nos EUA em escalas de tempo que variam de uma semana a mais de um ano.

Sua previsão para fevereiro prevê temperaturas acima da média, ou uma potencial primavera antecipada, de partes das Montanhas Rochosas até o Sul e grande parte do Leste. Temperaturas abaixo da média do Noroeste do Pacífico para partes do Centro-Oeste podem ter um inverno prolongado. Essas tendências regionais devem continuar no início da primavera, mostram as previsões do centro até abril.

Um clima frio brutal atingiu metade dos EUA durante todo o inverno. Foi a posse presidencial mais fria em 40 anos e o frio incomum deu início a uma tempestade de neve histórica na Costa do Golfo.

Também foi um dos 10 invernos mais frios para dezenas de cidades a leste do Rio Mississippi, segundo o Centro Climático Regional do sudeste, mas o oeste americano permaneceu quente neste inverno após o outono mais quente já registrado para os 48 estados mais ao sul.

Phoenix, Las Vegas e São Francisco são apenas algumas cidades que estão vivenciando um dos 10 invernos mais quentes.

Invernos mais quentes não são um acaso, mesmo quando possuem dias frios adequados à estação.

O inverno se tornou a estação de aquecimento mais rápido para quase 75% dos EUA, à medida que as temperaturas aumentam globalmente devido à poluição por combustíveis fósseis.

Então, a previsão de Phil de mais seis semanas de inverno é uma aposta ruim em um mundo em aquecimento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dia da Marmota: Phil prevê continuação do inverno nos EUA para 2025 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.