Marinha investiga causas que levaram embarcação a navegar descontrolada com criança em SC


Inquérito administrativo busca entender como condutor sem habilitação – e pai do menino – perdeu o controle de barco, que não tinha registro. Barco com criança fica à deriva em Araranguá (SC)
A Marinha do Brasil abriu um inquérito administrativo para apurar as causas de um incidente envolvendo uma embarcação que perdeu controle e trafegou de forma desgovernada com uma criança sozinha dentro. O caso aconteceu no sábado (1º) na região conhecida como Balneário Ilhas, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina.
A Capitania dos Portos apura como o condutor do barco, e pai do menino, perdeu o controle da embarcação que com o motor ligado ficou girando com o menino dentro até ser interceptada por um marinheiro e um guarda-vidas, responsáveis por resgatar a criança, que não se feriu.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ainda no dia da ocorrência, a corporação identificou que o condutor não tinha habilitação e a embarcação não era registrada junto à Capitania dos Portos. Ele ainda exerceu o direito de recusar-se a realizar o teste de etilômetro.
“A Marinha do Brasil ressalta que todas as embarcações com propulsão a motor devem ser registradas junto à Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima da residência do proprietário. Da mesma forma, os condutores devem possuir habilitação compatível com a categoria da embarcação e da navegação, além de cumprir rigorosamente todas as normas em vigor”, declarou a Capitania, em nota.
O nome do responsável pela embarcação não foi informado, por isso o g1 não conseguiu localizar a defesa dele.
Barco à deriva com criança dentro em Araranguá (SC)
Reprodução
Barco desgovernado
O veículo ficou desgovernado próximo à faixa de areia e a um deck, onde chegou a atingi-lo. Vídeos feitos por banhistas mostram o pai da criança em pé na água tentando alcançar o barco, mas sem sucesso.
Um guarda-vidas e um marinheiro usaram outro barco para fazer a interceptação e desligar a embarcação, que estava com o motor ligado.
Uma equipe da Polícia Militar ouviu testemunhas e registrou um boletim de ocorrência. Em seguida, foi até a casa do condutor do barco para ouvi-lo.
Registros feitos por moradores após o resgate mostram latas de cerveja dentro da embarcação que ficou à deriva, assim como registros do dono discutindo com banhistas ao tentar levar o barco embora do local.
Uma testemunha disse à NSC TV que o homem parecia estar embriagado e que chegou a ameaçar banhistas, mesmo tendo sido instruído pelas autoridades de segurança a deixar a embarcação na praia.
Latas de cerveja foram encontradas dentro de embarcação onde piloto caiu em Araranguá
Reprodução
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.