Matheus Nachtergaele faz 57: relembre papeis marcantes do ator

O ator brasileiro Matheus Nachtergaele completa 57 anos nesta segunda-feira (3) e acumula em sua filmografia inúmeras obras audiovisuais nas telinhas e telonas, eternizado por seu papel como João Grilo em “O Auto da Compadecida”.

Ele foi homenageado no Festival de Gramado de 2024, onde recebeu o Troféu Oscarito, a maior honraria da premiação. Sua carreira iniciou-se no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e na companhia Teatro da Vertigem, com a peça “O Livro de Jó”, em 1995.

“O Auto da Compadecida” (2000 e 2024)

O papel mais conhecido do ator é o de João Grilo, que começou no primeiro filme, ao lado do ator Selton Mello, que interpreta Chicó.

A atuação em 2000 rendeu indicação para quatro prêmios de Melhor Ator, tendo ganhado três deles.

A trama acompanha as aventuras dos dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.

“Central do Brasil” (1998)

No filme brasileiro dirigido por Walter Salles, o ator interpreta Isaías, um dos meios-irmãos de Josué (Vinícius de Oliveira), está trabalhando em um telhado e descobre que a Dora (Fernanda Montenegro) e o protagonista estão procurando por seu pai.

“Cidade de Deus” (2002)

Na produção, Nachtergaele interpreta Sandro Cenoura, um traficante de drogas amigo de Bené, que detém um ponto de tráfico na Cidade de Deus e rivaliza com Zé Pequeno.

Seu personagem desempenha um papel decisivo no início da guerra pelo poder na favela nos anos 1980.

A atuação rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Havana, em Cuba, em 2002.

“Cabras da Peste” (2021)

O filme que segue estilo “buddy cop” — trama que envolve duas pessoas com personalidades muito diferentes que são forçadas a trabalhar juntas para resolver um crime ou derrotar criminosos –, mas com um toque à brasileira, dois policiais (Nachtergaele e Edmilson Filho) incompatíveis e de regiões diferentes do país são forçados a trabalhar juntos para desmascarar uma quadrilha que atua no Ceará e em São Paulo.

“Renascer” (2024)

No remake da novela da TV Globo, Matheus Nachtergaele interpreta Noberto, par romântico de Jacutinga (Juliana Paes) e dono da única venda da região.

Pela atuação, foi indicado a três prêmios de Melhor Ator Coadjuvante, ganhando um deles.

Conheça Walter Salles, diretor de “Ainda Estou Aqui”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Matheus Nachtergaele faz 57: relembre papeis marcantes do ator no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.