Volkswagen inicia férias coletivas para 2 mil trabalhadores e para produção por 10 dias em Taubaté

Férias coletivas substituem layoff que estava previsto para 800 trabalhadores na unidade. Volkswagen anuncia início da produção do Polo Track, sucessor do Gol na fábrica de Taubaté
Volkswagen/ Divulgação
A Volkswagen iniciou nesta segunda-feira (31) as férias coletivas para cerca de 2 mil funcionários e suspendeu por 10 dias a produção de carro na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.
A medida acontece após a suspensão de um layoff (suspensão temporária de contratos), que estava previsto na unidade e que atingiria cerca de 800 trabalhadores por dois meses. O layoff, contudo, foi suspenso porque, segundo a montadora, houve um desempenho positivo com o modelo Polo.
Com isso, a empresa anunciou que decidiu ajustar as medidas de flexibilidade na fábrica de Taubaté, trocando o layoff por férias coletivas. A empresa destacou que essa medida de flexibilização está prevista no Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Fábrica da Volkswagen em Taubaté
Reprodução/ TV Vanguarda
Inicialmente, a Volks estava prevendo iniciar a suspensão dos contratos de trabalho no dia 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção. A produção não seria paralisada, mas sim reduzida, já que a unidade conta com dois turnos de trabalho.
Na data do anúncio do layoff a montadora não informou os motivos para adoção da medida. Apesar disso, o sindicato afirmou na época que a empresa alegou que a suspensão dos contratos seria feita para adequar o volume de produção ao mercado, impactado pelos altos juros.
Em maio, a montadora havia informado que colocaria cerca de 800 trabalhadores em layoff a partir do mês seguinte. Apesar disso, voltou atrás e cancelou a medida de flexibilização após o governo federal comunicar o corte de impostos para reduzir o preço dos carros populares.
A produção ficou parada por oito dias entre junho e julho e foi retomada no último dia 4 de julho. A fábrica de Taubaté conta com cerca de 3,1 mil trabalhadores e produz o Polo Track.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.