Mais de 40% dos profissionais pretendem mudar de carreira, diz pesquisa

Em meio a um mercado de trabalho aquecido, 42% dos profissionais brasileiros têm a intenção de mudar de carreira em 2025. Os dados são de uma pesquisa exclusiva para a CNN da plataforma Catho.

O estudo realizado com mais de cinco mil pessoas no Brasil destaca que esse desejo de migrar de área é mais forte entre pessoas de 26 a 35 anos, indicado por 46% deles.

Na outra ponta, os trabalhadores acima de 66 anos e os menores de 18 anos são os que menos pretendem realizar uma troca de carreira neste ano.

Atualmente, a taxa de desocupação no Brasil se encontra no menor patamar da série histórica iniciada em 2012, a 6,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os dados mais recentes.

Fabio Maeda, diretor de vendas B2C, marketing e produtos da Catho, diz que os profissionais buscam alinhas suas aspirações pessoas e relacionadas ao mercado de trabalho a novas oportunidades.

“Vemos que o desejo de migrar de área é mais intenso entre os profissionais em fases cruciais da carreira, como aqueles entre 26 e 35 anos, que frequentemente estão buscando crescimento ou maior satisfação profissional”, avaliou Maeda.

A qualidade de vida lidera a lista de razões que motivam a transição de carreira, apontado por 42,7% dos respondentes.

Já o plano de carreira e aumento salarial aparecem logo depois, seguidos pela busca por um ambiente de trabalho saudável e novos desafios.

Mesmo assim, a pesquisa revela que a muitos profissionais apontam desafios em transformar a jornada profissional.

A falta de qualificação para atuar em uma nova área é citada por 35% dos participantes, enquanto a insegurança financeira durante a transição preocupa 12%.

App da Carteira de Trabalho Digital permite consultar vagas de emprego

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de 40% dos profissionais pretendem mudar de carreira, diz pesquisa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.