Piauí tem 200 mil famílias que podem receber o benefício da tarifa social na conta de energia elétrica


Segundo a concessionária Equatorial Piauí, o programa oferece descontos de até 65% no valor total para quem consome até 220 kWh. Cerca de 200 mil famílias têm direito à tarifa social da equatorial
Cerca de 200 mil famílias piauienses de baixa renda têm perfil para receber o benefício da tarifa social na conta de energia elétrica. O benefício garante descontos de até 65% no valor total da fatura mensal. Segundo a concessionária Equatorial Piauí, atualmente 509 mil famílias já são beneficiadas pelo programa no estado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em entrevista à TV Clube, Mateus Melo, gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, afirmou que o pré-requisito mais importante para ter acesso ao benefício é estar com o número do NIS (Número de Identificação Social) atualizado junto aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
“O governo federal exige que essa atualização seja feita a cada dois anos e as famílias devem se atentar a isso para usufruir do benefício. Além do NIS atualizado, existem outros pré-requisitos que são exigidos para que a unidade consumidora utilize a tarifa social”, comentou o gerente.
Há três cenários em que as famílias devem se encaixar para solicitar o benefício:
Famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
Famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 3 salários mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, incluindo famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para realizar a solicitação, os consumidores podem se dirigir às unidades de atendimento da Equatorial Piauí nos municípios, realizar o procedimento através do site da distribuidora, pela atendente virtual no WhatsApp ou por telefone.
Piauí tem 200 mil famílias que podem receber o benefício da tarifa social na conta de energia elétrica.
Divulgação
Além da solicitação feita pelos próprios consumidores, a Equatorial Piauí realiza busca ativa para identificar as famílias que preenchem os pré-requisitos e ainda não são beneficiadas pela tarifa social. Conforme dados da concessionária, em 2024, a tarifa social gerou R$ 224 milhões de economia para as famílias piauienses.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Temos leituristas em campo aptos a fazer essa checagem junto às unidades consumidoras, mas também realizamos o cruzamento de dados com a base do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) mensalmente, justamente para entender se aquele cadastro daquela família se encaixa nos pré-requisitos para ser atendida também”, completou Mateus Melo.
O gerente mencionou ainda que o desconto acontece em faixas que vão a partir de 30 kWh até 220 kWh. Quem consumir acima do valor máximo ainda terá acesso ao desconto, mas o excedente será cobrado o valor da tarifa normal.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.