Zelensky sinaliza interesse em acordo com Trump sobre terras raras

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse na sexta-feira (7) que está disposto a fechar um acordo com o presidente dos EUA, Donald Trump, que trocaria alguns dos recursos minerais da Ucrânia por garantias de segurança.

“Esses depósitos são inestimáveis, são enormes quantias de dinheiro, enormes. Por isso, precisamos protegê-los. Então, se estamos falando sobre um acordo, se é isso que os americanos querem, então vamos fazer o acordo, estamos totalmente a favor disso, vamos fazer o acordo”, disse Zelensky à Reuters em uma entrevista na sexta-feira.

Trump afirmou que quer acesso aos depósitos minerais da Ucrânia em troca de ajuda militar futura para o país em guerra.

Zelensky também disse à Reuters que, em um encontro anterior com Trump, afirmou que seria do interesse de Republicano contribuir para a defesa da Ucrânia, a fim de impedir que a Rússia explorasse esses recursos, como parte do que Zelensky chamou de “plano de vitória”.

“Vamos impedir que a Rússia extraia os minerais que depois serão usados para produzir tecnologias para os três países do eixo do mal”, afirmou.

A Ucrânia possui depósitos de 22 dos 50 materiais classificados como “críticos”, segundo o governo ucraniano. Os EUA dependem em grande parte das importações desses minerais.

Ao abordar o interesse global nos depósitos minerais da Ucrânia, de Trump e outros, Zelensky enfatizou que um acordo deve envolver uma parceria.

“Esta é uma terra muito rica. Isso não significa que estamos dando tudo para qualquer um, mesmo para parceiros estratégicos. Estamos falando de parceria”, disse ele à Reuters. “Vamos desenvolver isso juntos.”

Zelensky também afirmou que está trabalhando para agendar uma reunião com Trump.

“As próximas semanas podem ser muito intensas em diplomacia, e faremos o necessário para tornar esse tempo eficaz e produtivo”, disse Zelensky no X.

“Também estamos planejando reuniões e conversas no nível das equipes. Neste momento, as equipes ucranianas e americanas estão acertando os detalhes. Uma paz sólida e duradoura se tornará mais próxima”, afirmou.

Zelensky disse que é importante que essa reunião aconteça antes que Trump se encontre com o presidente russo Vladimir Putin.

“É muito importante. Caso contrário, parecerá um diálogo sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”, disse ele à Reuters.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky sinaliza interesse em acordo com Trump sobre terras raras no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.