O passo a passo da aproximação política de Adriano Silva e Jorginho Mello

O prefeito Adriano Silva (Novo), de Joinville, surpreendeu sinalizar uma aproximação política com o governador Jorginho Mello (PL), em discurso realizado na noite de quinta-feira, na posse da nova diretoria da Ajorpeme. Os movimentos, no entanto, vem sendo realizados desde o final do ano passado.

Adriano Silva grava com Jorginho Mello

Adriano Silva e Jorginho Mello gravaram vídeo para as redes sociais em frente ao prédio histórico em que o prefeito joinvilense pretende instalar um teatro municipal – Foto: Divulgação/ND

O prefeito e o governador se afastaram politicamente em 2023, quando Adriano Silva rejeitou os convites para disputar a reeleição pelo PL. Jorginho buscou alternativas e acabou endossando a candidatura do deputado estadual Sargento Lima (PL), enquanto o prefeito alinhou uma ampla aliança alicerçada em um acordo com o PSD.

A disputa no maior colégio eleitoral do Estado, no entanto, não aprofundou as diferenças. Jorginho pouco auxiliou a candidatura do PL, diante do amplo favoritismo de Adriano Silva – confirmado na vitória com 78,6% dos votos válidos. A falta de confronto direto deu margem para a reaproximação.

Esse cenário de distensão foi apresentado por Adriano Silva em entrevistas. Um dos articuladores da aproximação era o secretário estadual da Fazenda, Cléverson Siewert, natural de Joinville e amigo de infância do prefeito.

A articulações garanharam força a partir da ausência de Adriano Silva do evento dia 25 de janeiro, em Itapema, quando o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), reafirmou o desejo de concorrer a governador em 2026.

Na quinta-feira, antes do evento na Ajorpeme, a aproximação foi alinhada. Jorginho e Adriano fizeram duas reuniões a portas fechadas e outra com a presença de integrantes de ambas as gestões. O governador ofereceu parcerias para obras nos próximos dois anos, entre elas a construção do teatro municipal.

O prefeito e o governador gravaram juntos vídeo para a redes sociais em frente ao prédio histórico que deve receber o equipamento cultural.

O que disse Adriano Silva na Ajorpeme

No discurso no evento da Ajorpeme, Adriano Silva disse: “eu afirmou, governador, estou junto com o senhor. Eu e o governador, desde o início do governo, trabalhamos juntos, passamos por uma campanha e agors estamos mais unidos do que nunca”.

Adriano Silva também afirmou que deseja ficar os quatro anos de mandato como prefeito e fez um apelo pela unidade da direita nas eleições de 2026.

“Nós, líderes de direita, precisamos estar unidos. Em 2026, nós teremos um momento fundamental em todo o nosso país. Podemos ignorar a política, mas as consequências dela nós não ignoramos em nossas vidas, muito menos em nossas empresas”, disse o prefeito para a platéia formado por pequenos e médios empresários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.