Existe código de vestimenta no Grammy? Questionamento surgiu após Bianca Censori, mulher de Kanye West, aparecer nua na premiação


Representantes de artistas indicados ao prêmio informaram que apesar de não estar escrito nada no convite, o traje é de gala. Mas em 2013, um memorando sobre o assunto levantou polêmica. Existe código de vestimenta no Grammy?
Bianca Censori, mulher do rapper Kanye West, trocou os tradicionais trajes de gala do tapete vermelho do Grammy por um vestido totalmente transparente na edição deste ano da premiação.
O look, que foi revelado depois de bianca tirar um enorme casaco preto de pele, chocou a imprensa e os convidados da tradicional premiação musical.
Não é a primeira vez que Bianca aparece em público com roupas reveladoras. E a aparição no Grammy também não foi a última, já que depois da passagem relâmpago pelo tapete vermelho, ela e Kanye não entraram para a cerimônia de premiação, seguindo juntos para um outro evento.
E nele, Bianca usou um body preto transparente e ultracavado. A peça está à venda na página da marca de roupas de Kanye West por US$ 20 (cerca de R$ 115).
Até por isso, muito se falou que a aparição de Bianca nua no tapete vermelho do Grammy se tratava de puro marketing de Kanye. O próprio artista fez um post se orgulhando do grande número de buscas pelo nome de sua mulher após o evento.
Kanye West e sua esposa Bianca Censori no Grammy 2025
Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Existe código de vestimenta no Grammy?
Com a passagem de Bianca pelo tapete vermelho, levantou-se um questionamento: Afinal, existe um código de vestimenta no Grammy?
O g1 procurou representantes de artistas brasileiros que já foram indicados na premiação para saber se o Grammy envia algum tipo de comunicado com o convite. E alguns deles informaram que nunca souberam de nada que fosse proibido, mas que devido à importância do evento, o traje oficial é gala.
Essa informação não está escrita no convite, mas entre eles, “é algo que já é óbvio”. E dentro disso, os stylists já trabalham nos figurinos, pensando tanto no red carpet quanto na cerimônia de premiação.
As páginas internacionais reforçam o que foi dito por esses representantes e explicam que a Recording Academy nunca divulgou publicamente um código de vestimenta para a cerimônia de premiação.
Mas, em 2013, um suposto documento sobre o assunto teria sido enviado aos convidados pela CBS, emissora que transmite o evento.
Vale dizer que este memorando, que publicado pelo site Deadline na época, nunca foi confirmado pela CBS. Mas, segundo o site, o documento fazia um alerta sobre figurinos, citando, por exemplo, que “as nádegas e os seios femininos tinham que estar adequadamente cobertos”.
Além disso, “trajes do tipo tanga” e com as curvas dos seios à mostra também eram listados como problemáticos.
Outro tópico dizia que bumbuns visíveis através de roupas transparentes eram desaconselhados. E órgãos genitais à mostra eram proibidos.
Esse mesmo documento também proibia acessórios de campanhas, como aqueles pins de lapela que se tornaram tão comuns em tapetes vermelhos.
No Grammy deste ano, vários artistas usaram um pin azul em formato de coração que fazia parte de uma campanha em apoio às vítimas dos incêndios na Califórnia.
Depois de toda repercussão com o vestido transparente de Bianca, um produtor executivo responsável pela transmissão do Grammy informou à revista People que o código de vestimenta indicado para os convidados é “black-tie artístico”, mas que, se tratando da indústria da música, ele acha que isso fica aberto a interpretações.
Resta saber se agora as premiações vão aderir algum código que assinale de forma mais explícita se há algo proibido para a passagem no tapete vermelho.
Kanye West e Bianca Censori no tapete vermelho do Grammy, em Los Angeles, em 2 de fevereiro de 2025
Reuters/Daniel Cole
Adicionar aos favoritos o Link permanente.