Nem baixo, nem alto: a altura ideal para ajustar o ar-condicionado e economizar eletricidade

A escolha do local certo para fazer a instalação de um ar-condicionado é fundamental para aumentar a sua eficiência e reduzir o consumo de eletricidade.

Uma localização ruim pode fazer com que o equipamento trabalhe mais do que o necessário, aumenta o consumo de energia e reduz a capacidade de resfriamento do aparelho.

Para poder aproveitar ao máximo o aparelho, é essencial levar em conta alguns fatores, como orientação, circulação de ar e o layout do cômodo.

na foto aparece mulher com dificuldade de ajustar o ar-condicionado

Com aumento na conta de luz, a cautela no uso dos eletrodomésticos é essencial para economizar – Foto: Freepik/Reprodução

Veja qual a posição ideal para ajustar o ar-condicionado

Longe de fontes de calor e com boa circulação de ar

Um dos erros mais comuns na hora de ajustar o ar-condicionado é colocá-lo perto de fontes de calor, janelas ensolaradas, lâmpadas ou aparelhos que geram calor.

Essa posição faz com que o equipamento detecte um ambiente mais quente do que realmente é e opere com maior potência, aumentando assim os custos de eletricidade.

Para ajustar o ar-condicionado, é ideal que ele seja instalado em uma área sombreada e fresca, longe de qualquer objeto que altere seu sensor de temperatura.

É muito importante que o fluxo de ar tenha uma circulação livre. Não deve haver móveis, paredes, cortinas muito próximas que impeçam a saída do ar frio. Caso o fluxo de ar for obstruído, o cômodo não será resfriado como deveria e haverá desperdício de energia.

homem aparece sentado no sofá tentando ajustar o ar-condicionado

Novas tecnologias buscam economia, sustentabilidade e eficiência – Foto: Canva/ND

Altura e orientação: chaves para um melhor desempenho

A altura em que se deve ajustar o ar-condicionado também influencia sua eficácia.

Por isso, é aconselhável colocá-lo em uma posição elevada, de preferência próximo ao teto, pois assim, o ar frio tende a descer e é distribuído com maior eficiência.

O ideal é que o ar seja direcionado para o centro do cômodo e não diretamente para as pessoas. Isso evita a sensação de frio excessivo em uma área e alcança uma temperatura equilibrada em todo o espaço.

Localização da unidade externa do ar-condicionado

A unidade externa do ar-condicionado desempenha um papel fundamental em seu desempenho. Ela deve ser instalada em um local ventilado, desobstruído e protegido da luz solar direta.

Caso esteja localizada em um espaço muito fechado ou com pouca ventilação, o sistema de ar vai trabalhar mais, reduzir a eficiência do aparelho e aumentar o consumo de energia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.