Alesp: deputados articulam levante contra indicação de “outsider” ao TCE

São Paulo – Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) articulam uma forma de barrar o acordo feito pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, com o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), para que o próximo indicado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) seja o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP).

Em setembro deste ano, com a aposentadoria do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues, uma nova vaga será aberta no Tribunal – e caberá à Alesp indicar o próximo nome a ocupá-la.

Tanto deputados da base governista quanto alguns parlamentares da oposição concordam que a indicação deve vir de dentro da própria Assembleia. Ou seja, que o próximo conselheiro seja um deputado estadual da atual legislatura e não um outsider sem relação com a Alesp.

O TCE é responsável por fiscalizar as despesas do governo estadual e das prefeituras paulistas, e é do interesse dos deputados – assim como de Valdemar e Kassab – contar com um nome de confiança no órgão.

Deputados buscam assinaturas na Alesp

O acordo firmado entre Valdemar e Kassab atropela a pretensão do deputado Ricardo Madalena (PL) de se candidatar à vaga. Madalena já havia conversado com outros parlamentares sobre a possibilidade de ser indicado e considerava ter recebido sinal verde do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Madalena também havia entrado em acordo com o deputado Gilmaci Santos (Republicanos), outro que pretende se candidatar a uma vaga no TCE, para que os dois fossem indicados em sequência – um em setembro e outro em janeiro de 2025, quando o conselheiro Robson Marinho se aposentará.

No entanto, o apoio de Valdemar a Bertaiolli minaria outra indicação vinda da bancada do PL, o que não foi bem visto por alguns dos parlamentares do partido. A bancada se dividiu sobre os apoios e um grupo de deputados do PL têm sondado parlamentares de outros partidos sobre uma eventual indicação a Madalena.

A ideia é que, já na próxima semana, o grupo passe a coletar assinaturas em favor de Madalena. Na visão deles, o apoio massivo ao deputado, vindo, inclusive, de parlamentares da oposição, deve ter peso o suficiente para que Valdemar e Kassab recuem sobre a indicação de Bertaiolli.

Até o fim de 2025, outras duas vagas serão abertas no TCE por causa da aposentadoria dos conselheiros Antonio Roque Citadini e Sidney Beraldo, atual presidente da Corte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.