Clássico nas redes: Corinthians e Santos são paulistas mais seguidos

O clássico entre Corinthians e Santos, que acontece nesta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, pelo Paulistão, também acontece nas redes sociais. Isso porque o jogo não marca apenas o aguardado encontro entre os camisas 10 Neymar e Memphis Depay.

As duas equipes também estão travando uma “batalha” em número de seguidores no Instagram. Desde a volta de Neymar, o Santos saiu de 3,7 milhões de seguidores para 7,1 milhões. O Peixe superou Palmeiras e São Paulo, que têm 7 milhões e 6,9 milhões respectivamente.

Com isso, o clube passou a ser o segundo time paulista mais seguido nessa rede social e o terceiro do Brasil, atrás apenas de Corinthians, que soma 13 milhões, e Flamengo, com 21,5 milhões de seguidores.

Engajamento de Neymar

O Santos está aproveitando bastante a volta de Neymar ao clube para aumentar o engajamento nas redes sociais. Desde a volta do craque, o clube já fez 153 publicações com Neymar.

Esses posts geraram mais de 91 milhões de curtidas e aproximadamente 620 mil comentários, até o momento de publicação desta matéria, o que resulta em uma média de cerca de 600 mil curtidas por post e mais de 4 mil comentários. Esses valores, antes da chegada do ídolo santista, eram, em média, de 237.574 curtidas e 2.684 comentários.

Para Armênio Neto, gerente de Marketin do Santos, esse processo vem acontecendo desde 2024, mas teve um grande aumento com a volta do atacante, não só no Instagram, mas em outras redes também, como TikTok e YouTube.

“Desde 2024, temos melhorado processos internos e investido na produção de conteúdo. O crescimento começou a aparecer antes mesmo da volta do Neymar, mas, com a chegada dele, que é um ídolo internacional, nossos números explodiram. Foram quase 8 milhões de novos fãs só neste ano, mais do que a soma de Flamengo e Corinthians, as duas maiores torcidas do Brasil, em todo ano passado”, destacou.

“A força da Santos TV, que é a mais tradicional entre os clubes brasileiros, se fez presente nesse crescimento. O conteúdo audiovisual é o principal responsável por essa explosão, especialmente no Instagram e no TikTok. Mais do que dobramos de tamanho nestas plataformas e fizemos quase 20 milhões de views no Youtube, números comparáveis aos principais clubes europeus”, complementou o executivo.

Além do engajamento nas redes sociais, o Santos também teve um aumento de mais de 50% no número de sócio-torcedores, que foi de 46 mil para 70 mil. O clube também fechou novos patrocínios com o retorno de Neymar, principalmente para a camisa.

Depay no Corinthians

O Corinthians viveu algo parecido com a chegada de Memphis Depay ao clube em 2024. Em setembro, mês do anúncio e apresentação do holandês, o Timão teve 727 mil novos seguidores em suas redes sociais.

Além disso, foi, sozinho, o responsável por 40,4% dos novos seguidores entre os 50 maiores clubes do Brasil, segundo dados do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, feito pelo Ibope Recupom. A vinda ao Brasil também foi benéfica para o jogador, que ganhou 500 mil seguidores em 30 dias no fim de 2024.

O atacante segue movimentando as redes do Timão mesmo meses após a chegada ao Brasil. Nesta quarta-feira (12), horas antes do clássico contra o Santos, o clube anunciou a troca do número da camisa de Memphis da 94 para a tão disputada camisa 10, com grande divulgação nas redes sociais.

Em campo, o primeiro duelo entre Corinthians e Santos da temporada acontece nesta quarta (12), às 21h35 (horário de Brasília), mas nas redes essa disputa promete demorar bem mais que 90 minutos.

(Publicado por Ana Cristina Schwambach)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Clássico nas redes: Corinthians e Santos são paulistas mais seguidos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.