Novas imagens mostram contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá


Técnicos foram enviados nesta quarta-feira (12) para avaliar situação e realizar a coleta de amostras da água. Barragem se rompeu na terça-feira (11) e lama com rejeitos de mineração se espalhou por igarapé e pelo rio Cupixi. Moradores temem que contaminação chegue até os rios Araguari e Amapari, que abastecem outras cidades. Imagens mostram contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá
Novas imagens divulgadas pelo governo do Amapá nesta quarta-feira (12) mostram os efeitos da contaminação em igarapé e no rio Cupixi após o rompimento de uma barragem de garimpo ilegal na região. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Polícia Civil e da Defesa Civil sobrevoaram a área para verificar as dimensões da contaminação pela lama, que pode ter substâncias tóxicas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Segundo o governo do estado, uma força tarefa foi montada para investigar o caso. O rio mudou de coloração e chamou a atenção de ribeirinhos, que estão preocupados.
Os moradores temem que a contaminação chegue até os rios Araguari e Amapari, que abastecem outras cidades. Só em Porto Grande, cerca de 20 mil habitantes podem ser afetados com o abastecimento de água.
LEIA MAIS:
Barragem de garimpo ilegal se rompe, e lama invade rio em Porto Grande, no Amapá
Ação avalia mudança na cor de rio após rompimento de barragem no AP; há suspeita de contaminação
Contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá
Governo do Amapá/Divulgação
A força-tarefa informou que agentes da Polícia Científica, especialistas em perícia criminal e ambiental, também estão sendo deslocados, via terrestre, para atuarem na investigação.
“Será montada uma base no município de Porto Grande e neste primeiro momento vamos fazer um sobrevoo seguindo o curso do rio Cupixi para identificar de onde está vindo a água barrenta. Identificado o local, então decidimos como será feito o trabalho operacional da equipe e dos agentes da força-tarefa do Governo do Estado”, explicou o capitão Bryan Fonseca do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá.
Até o momento não há registro de famílias afetadas, mas a área atingida está localizada no Igarapé Água Preta, que deságua no Rio Cupixi, impactando na pesca e no consumo de água potável para quem vive no local. Além da avaliação dos danos ambientais, o Governo do Estado monitora a necessidade de envio de água mineral, kits de alimentos e combustível. 
A Prefeitura de Porto Grande foi orientada a decretar estado de calamidade e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) foi acionado para ajuda humanitária.
Especialista faz balanço das ações realizadas na área da barragem de Porto Grande
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.