Apenas 3 escolas de samba do Rio não serão rebaixadas, afirma Liga RJ

A Liga RJ, responsável pelas agremiações da Série Ouro que desfilam na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, realizou uma assembleia na noite desta quarta-feira (12) e decidiu que três escolas de samba não serão julgadas pelo desfile e não serão rebaixadas. Elas foram as maiores atingidas pelos incêndios que atingiram uma fábrica de fantasias em Ramos.

Mais cedo, o prefeito do Rio de JaneiroEduardo Paes (PSD), já havia adiantado que as agremiações afetadas pelo incêndio no bairro de Ramos, na Zona Norte, não seriam rebaixadas. A assembleia realizada pela Liga RJ confirmou a declaração de Paes e especificou as escolas beneficiadas.

O comunicado oficial dizia que a Império Serrano foi a agremiação mais prejudicada no incêndio na fábrica e perdeu 97% das fantasias que estavam armazenadas na Maximus Confecções. Além dela, a Unidos de Bangu e a Unidos da Ponte, perderam 60% de seus figurinos, além de todo o material destinado às fantasias.

As três desfilarão como hors-concours, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial. O texto ainda explicava que todas as outras escolas continuam no processo tradicional de julgamento, com a possibilidade de ascensão ou de rebaixamento.

“As demais 13 escolas de samba serão julgadas normalmente, com a campeã garantindo acesso ao Grupo Especial no Carnaval de 2026, enquanto as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata”, dizia o texto assinado pela diretoria da Liga RJ.

Os horários e dias de apresentação de todas as escolas permanecem inalterados conforme a programação oficial.

A Liga ainda expressou sua solidariedade às agremiações atingidas, “reconhecendo o esforço e a dedicação de suas comunidades para a realização do Carnaval”.


Incêndio atInge fábrica de confecção de roupas de carnaval no RJ • Centro de Operações Rio

O que aconteceu?

Um incêndio atingiu uma fábrica de fantasias de Carnaval em Ramos, na zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (12).

O Corpo de Bombeiros informou que diversas equipes atuam no combate às chamas, além de grupamento aéreo. Os militares foram acionados às 7h39 para a ocorrência na Rua Roberto Silva.

Ao todo, 21 pessoas foram resgatadas do edifício, sendo que 18 ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais das redes estadual e municipal de saúde.

Ao todo, 10 foram levadas ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, quatro ao Hospital Municipal Souza Aguiar, duas ao Hospital Municipal Salgado Filho e duas ao CER da Ilha do Governador. Entre os feridos, 11 estão em estado grave, sendo que oito estão entubadas, segundo apuração da CNN. 

Leia o comunicado na íntegra:

A Liga RJ informa que, em plenária realizada nesta quarta-feira (12), com a presença de representantes de todas as escolas de samba da Série Ouro, foi deliberado, por aprovação unânime, que as agremiações Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte não serão julgadas no Carnaval de 2025 e desfilarão como hors-concours, sem possibilidade de rebaixamento ou ascensão ao Grupo Especial.

Essa decisão se deu em razão do incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira no bairro de Ramos, que comprometeu significativamente os materiais de desfile das referidas escolas. O Império Serrano perdeu 97% de suas fantasias armazenadas no local, enquanto a Unidos de Bangu e a Unidos da Ponte sofreram perdas de 60% de seus figurinos, além de todo o material destinado à confecção de novas fantasias.

Os horários e dias de apresentação de todas as escolas permanecem inalterados conforme a programação oficial. As demais 13 escolas de samba serão julgadas normalmente, com a campeã garantindo acesso ao Grupo Especial no Carnaval de 2026, enquanto as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a Série Prata.

A Liga RJ expressa sua solidariedade às agremiações atingidas, reconhecendo o esforço e a dedicação de suas comunidades para a realização do Carnaval. Reiteramos nosso apoio às pessoas feridas no incidente, acompanhando de perto o estado de saúde das vítimas hospitalizadas e oferecendo toda a assistência necessária.

A diretoria

Carnaval: como desfilar em uma escola de samba em 2025?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Apenas 3 escolas de samba do Rio não serão rebaixadas, afirma Liga RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.