Carnaval de Campinas terá tendas de acolhimento contra assédio


Locais contarão com atendimento a partir deste sábado (15) nos blocos do pré-Carnaval. Bloco Caixeirosas no sábado de carnaval, em Campinas
Helen Sacconi/EPTV
Campinas (SP) contará com tendas de acolhimento durante o Carnaval 2025 para oferecer suporte a foliões em situação de risco e combater o assédio. A iniciativa terá início neste sábado (15), nos blocos do pré-Carnaval, e seguirá ao longo da festa.
As tendas estarão posicionadas em locais estratégicos e contarão com voluntários capacitados para orientar o público, distribuir materiais informativos e acolher vítimas de assédio ou outras formas de violência.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Confira abaixo onde as tendas estarão instaladas e como será o atendimento:
Centro:
Largo do Rosário
Estação Cultura
Largo do Rosário
Barão Geraldo:
Praça Durval Páttaro
Av. Santa Isabel
No Bloco Vô Jajá, por exemplo, o atendimento será das 12h às 18h, na Rua Lux Aeterna, 383, na Vila Marieta. A partir de 28 de fevereiro, os pontos de acolhimento funcionarão diariamente, das 10h às 22h, no Centro e em Barão Geraldo.
Além das tendas fixas, equipes identificadas circularão pelos blocos para ampliar o atendimento. Caso alguém precise de ajuda, basta procurar um voluntário com a camiseta do projeto.
“Acreditamos que os espaços de lazer devem ser acessíveis e seguros para todas as pessoas. O Carnaval, como celebração coletiva, não pode estar associado ao medo e à vulnerabilidade de tantas mulheres. Criar ambientes seguros não é um favor, é um compromisso com o respeito e a dignidade de todas”, destaca Raiça Camargo, cofundadora da Assédio Não BR
Para facilitar o acesso às informações, será lançado um mapa interativo com a localização das tendas e bares certificados como espaços seguros. A ferramenta será divulgada nos blocos e disponibilizada online.
A ação faz parte da campanha Carnaval Sem Assédio, criada em Campinas em 2024 para combater a violência sexual durante a festa. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa cresceu neste ano com novas parcerias e maior estrutura de atendimento.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.