MS em alerta para tempo seco: calcule quantos litros de água você precisa tomar e fuja da desidratação

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia, mas a quantidade pode variar conforme o peso ou qualidade de vida. Clima continua seco em Campo Grande durante fim de semana
Divulgação/Cemtec
Sem possibilidades de chuva entre sábado (5) e domingo (6), devido a presença de uma massa de ar seco no Centro-Oeste, o tempo vai continuar seco em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade ideal é em torno de 60%, acima ou abaixo desse percentual, pode haver riscos à saúde. Neste sábado (5), o Inmet prevê que a umidade varie entre 20% e 12% em Mato Grosso do Sul, possibilitando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a partir de domingo as temperaturas podem ficar por volta dos 40°C na região pantaneira do estado. Nos demais municípios, máximas devem ultrapassar os 33-34°C.
Este clima é causado pela atuação de uma intensa massa de ar seco e quente, ou seja, um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas, aliado a um bloqueio atmosférico em médios níveis. Conforme o Cemtec, não há previsão de chuvas significativas na próxima semana e o tempo deve seguir quente e seco em Mato Grosso do Sul.
Os desconfortos causados pela baixa umidade, como nariz sangrando, desidratação, pele ressecada, podem ser amenizados com boa alimentação, uma maior ingestão de água e alguns cuidados dentro de casa, segundo especialistas (veja abaixo todas as dicas).
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia, mas a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.
Use a calculadora do g1 para saber a quantia de água ideal você deve ingerir:

Veja dez alimentos que mais contêm água:
Pepino: 96% de água
Alface: 96% de água
Tomate: 96% de água
Melancia: 95% de água
Morango: 92% de água
Laranja: 90% de água
Melão: 90% de água
Pêssego: 89% de água
Abacaxi: 87% de água
Cuidados necessários com a umidade baixa
Mantenha uma boa hidratação e carregue sempre que possível uma garrafa com água
Umedeça as narinas e os olhos com soro fisiológico
Use hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele
Use roupas leves, bonés ou chapéus

Adicionar aos favoritos o Link permanente.