Três brasileiros seguem na disputa para vencer etapa de Abu Dhabi do circuito mundial de surfe

Miguel Pupo, Ítalo Ferreira e Yago Dora avançaram para as quartas. Três brasileiros ainda estão na disputa para vencer a etapa de Abu Dhabi do circuito mundial de surfe.
Quem vive cercado por um mar de areia aprecia ainda mais o azul das ondas… Reconhece o talento desses homens e dessas mulheres, 13 brasileiros, capazes de domar milhões de litros de água salgada em movimento. A elite do surfe mundial é bem-vinda no deserto.
Neste sábado (15) foi o primeiro dia de competição para as mulheres em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O Brasil teve duas representantes. Mas a Luana Silva e a Tatiana Weston Webb não conseguiram passar para a segunda fase. A competição masculina começou na sexta-feira (14) e tinha seis brasileiros nas oitavas de final da tarde deste sábado.
Um dos favoritos ao título ficou pelo caminho. O japonês Kanoa Igarashi venceu o bicampeão mundial Filipe Toledo numa bateria em que o brasileiro foi atrapalhado por um fotógrafo.
Miguel Pupo, Ítalo Ferreira e Yago Dora avançaram para as quartas.
A piscina fica na ilha de Hudayriyat e comporta 80 milhões de litros de água salgada. As ondas são formadas pelo hidrofólio, uma lâmina de 100 toneladas instalada em uma espécie de vagão de trem e puxada por cabos de aço a 30 quilômetros por hora. O fundo desnivelado ajuda a formar ondas para esquerda e para a direita que chegam a dois metros de altura e formam tubos perfeitos.
O valor gasto pelos investidores locais para construir essa maravilha da engenharia nunca foi divulgado oficialmente. Mas há uma estimativa de que a piscina de lá tenha custado pelo menos 70 milhões de dólares, o que daria aproximadamente R$ 340 milhões. Em 2025, a etapa de Abu Dhabi será a única da Liga Mundial de Surfe com ondas artificiais. Mas quem vive do esporte já entendeu que isso é o futuro.
“Você consegue fazer campeonato pontuais, onde você consegue ter o campeonato com o cronograma perfeito. É incrível”, diz Ítalo Ferreira.
As ondas da piscina de Abu Dhabi nunca atrasam. E a final será neste domingo (16), às 10h45, horário de Brasília… Pontualmente dentro do Esporte Espetacular.
LEIA TAMBÉM:
João Fonseca, jovem brasileiro de talento promissor, é uma das principais atrações do Rio Open
Rebeca Andrade volta a treinar com a seleção de olho no próximo ciclo de competições
Adicionar aos favoritos o Link permanente.