Lula erra ao insistir na estratégia de sempre empurrar a culpa da alta de preços para terceiros

Lula voltou a repetir que preço dos combustíveis é elevado por causa de impostos estaduais e ganhos na intermediação. Interlocutores do presidente Lula no meio empresarial avaliam que ele está sempre incorrendo no mesmo erro: tentar transferir para terceiros as responsabilidades pela alta de preços.
Por mais que tenha razão em vários casos, a maioria da população sempre culpa o governo pelos preços mais elevados. E ficar falando no tema acaba trazendo mais desgaste para o próprio presidente.
De acordo com amigos de Lula, o presidente errou anteriormente ao tentar ensinar as pessoas a “trocar” produtos caros por outros mais baratos para combater a inflação.
E agora, incorre no mesmo equívoco ao tentar livrar a Petrobras e o governo federal da responsabilidade pelo alto preço dos combustíveis.
De fato, os impostos estaduais e os custos das distribuidoras e revendedoras de diesel e gasolina pesam no preço final. Mas também contribuem, e muito, a Petrobras e os impostos federais.
No caso do diesel, por exemplo, do valor total do preço na bomba, 46,8% ficam com a Petrobras, 4,9% de imposto federal e 12,5% pela adição de biodiesel, uma política do governo federal.
No caso dos impostos estaduais, a parcela no preço total é de 17,3% e a distribuição e revenda ficam com 18,4%.
Ou seja, o peso maior fica na conta do governo federal e da estatal na composição dos preços dos combustíveis.
“Não adianta ficar procurando culpados, o governo federal sempre será cobrado pela solução. E quanto mais fala de preço alto mais atrai a atenção da população e da oposição para um tema que já desgasta o governo”, diz um interlocutor de Lula no mundo empresarial.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.