Calor não dá trégua e segue nesta quarta-feira; veja mapa de áreas afetadas

As altas temperaturas que afetam o Brasil devem persistir até o dia 24 de fevereiro, de acordo com a previsão da Climatempo. O calor ainda deve se intensificar até a próxima semana. A região Centro-Oeste deve ser mais impactada, com temperaturas até 7°C acima da média.

onda de calor, caracterizada por temperaturas de 5ºC acima da média por ao menos 5 dias, já impacta regiões do país. A previsão indica a persistência e intensificação desse fenômeno nos próximos dias, com maior área de influência. 

No Centro-Oeste os estados mais afetados serão Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Em São Paulo, a capital deve ter temperatura de até 34ºC nesta quarta-feira (19), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura.

A classificação de onda de calor é determinada pela permanência de temperaturas pelo menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos, representadas em vermelho no mapa. Áreas em laranja no mapa, apesar de registrarem temperaturas elevadas, entre 3°C e 5°C acima da média, não se enquadram nessa classificação.

Um mapa de calor indica áreas com maior impacto das altas temperaturas. Veja:


Onda de calor se intensifica e expande pelo Brasil até 24 de Fevereiro • Climatempo

Pico de calor e chuvas

O início da onda de calor não acontece de forma homogênea em todas as regiões. Fatores geográficos e climáticos locais influenciam na velocidade do aquecimento. A previsão é de uma elevação mais abrangente das temperaturas ao longo da próxima semana em todas as áreas afetadas.

Apesar da onda de calor, há previsão de chuvas isoladas, que devem ocorrer de forma esparsa e com pouco impacto na redução das temperaturas. A massa de ar quente dificulta a formação de nuvens carregadas, resultando em dias mais secos e quentes na maior parte das regiões afetadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Calor não dá trégua e segue nesta quarta-feira; veja mapa de áreas afetadas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.