Chuva: Defesa Civil explica o que fazer caso carro seja tomado por enchente

O estado de São Paulo já contabiliza 21 pessoas mortas em função das chuvas desde o início da Operação Verão, no início de dezembro. Em ao menos dois casos, as vítimas estavam em carros que forram arrastados pela força da água.

O caso mais recente ocorreu nessa terça-feira (18), quando uma mulher morreu após ficar submersa dentro do veículo, na zona Norte da capital Paulista.

No começo do mês, um homem desapareceu em situação semelhante, na região do Capão Redondo, e ainda não foi localizado.

Diante desse cenário, a CNN procurou a Defesa Civil de SP para saber o que os motoristas devem fazer caso fiquem presos em um carro em meio a enchente. De acordo com o Tenente Maxwel Souza, os condutores devem tomar as seguintes medidas:

  • Após o aviso da Defesa Civil, é importante que a pessoa procure caminhos alternativos aos que costumam alagar, principalmente locais mais altos;
  • Caso a chuva esteja muito intensa, o ideal é parar o veículo nesses locais mais altos e esperar a chuva diminuir de intensidade;
  • Se a pessoa estiver presa no alagamento e observar que a água está na altura das rodas, ela deve abandonar o carro e procurar um local seguro.

“A água sobe de forma muito rápida. Então, ao observar a água na altura da roda do veículo, é o momento que ela possui para sair dali. Ela vai abrir a porta do carro e sair andando o máximo que ela puder e procurar o lugar mais alto”, afirma o tenente.

Em caso extremo, quando a água já atingiu o nível das portas, o Tenente Maxwel afirma que a recomendação é que o motorista suba no teto do carro e aguarde pelo resgate.

“A partir desse momento, já não dá mais pra sair (pela porta). A força da água é muito grande e se ela sair, será arrastada. Então o que ela deve fazer é sair pelo vidro do carro. Se ela ficar dentro do carro, o veículo será arrastado e poderá ser tragado por um rio ou galeria. A pessoa deve sair pela janela e subir no teto do carro, sentada, se segurando nas portas do carro. É o tempo que ela terá até que as equipes de resgate possam chegar”, ressalta.

Além das duas mortes de motoristas, a Defesa Civil também possui o registro de duas mortes de motociclistas que ficaram presos e foram arrastados por enchentes. Dos 21óbitos, 10 ocorreram em situações nas quais as pessoas foram arrastadas pelas águas.

A Defesa Civil pede para que a população esteja atenta aos alertas enviados para os celulares antes das chuvas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva: Defesa Civil explica o que fazer caso carro seja tomado por enchente no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.