Trump tem cerca de 45% de aprovação, mostram novas pesquisas

O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos Donald Trump está próximo dos 45% em três novas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (19).

  • Uma pesquisa Gallup descobriu que 45% dos adultos dos EUA aprovam e 51% desaprovam
  • Uma pesquisa Reuters/Ipsos mostrou que 44% dos adultos dos EUA aprovam
  • Em uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, 45% dos eleitores registrados aprovam, enquanto 49% desaprovam

Todas as três pesquisas, que foram conduzidas no início e meados de fevereiro, mostram que o índice de aprovação de Trump mudou pouco em relação às pesquisas do final de janeiro das mesmas empresas.

Contudo, os levantamentos refletem um aumento na parcela que diz desaprovar o desemprenho do republicano como presidente: Gallup em 3 pontos percentuais, Reuters/Ipsos em 5 pontos e Quinnipiac em 6 pontos.

Gallup observa que “o índice de aprovação do trabalho de Trump está 15 pontos abaixo da média histórica de todos os outros presidentes eleitos em meados de fevereiro desde 1953” em sua pesquisa, “mas é cinco pontos mais alto do que a leitura de fevereiro em seu primeiro mandato”.

A pesquisa descobre que o índice geral de aprovação de Trump repercute classificações de como ele lidou com imigração (46% aprovam) e relações exteriores (44% aprovam).

O presidente americano foi classificado ligeiramente abaixo sobre economia (42%), comércio exterior (42%), situação na Ucrânia (40%) e situação no Oriente Médio (40%).

Já a pesquisa de Quinnipiac descobre que apenas 38% dos eleitores registrados dizem que o sistema entre os poderes executivo, legislativo e judiciário do governo federal está funcionando até um pouco bem, com 54% dizendo que não está funcionando tão bem ou não está funcionando bem.

A pesquisa Gallup foi conduzida de 3 a 16 de fevereiro usando entrevistas telefônicas ao vivo para atingir 1.004 adultos dos EUA, com uma margem de erro de amostragem de +/- 4,0 pontos percentuais.

A pesquisa Reuters/Ipsos foi conduzida de 13 a 18 de fevereiro usando um painel online nacionalmente representativo para atingir 4.145 adultos dos EUA, com uma margem de erro de amostragem de +/- 2,0 pontos percentuais.

A pesquisa Quinnipiac foi conduzida de 13 a 17 de fevereiro usando entrevistas telefônicas ao vivo para atingir 1.039 eleitores registrados, com uma margem de erro de amostragem de +/- 3,0 pontos percentuais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump tem cerca de 45% de aprovação, mostram novas pesquisas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.