O Grande Debate: Delação de Cid tem sustentação para condenar Bolsonaro?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta quarta-feira (19), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid é o suficiente para levar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma condenação.

O depoimento de Cid teve seu sigilo retirado nesta quarta-feira (19) pelo relator do caso e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

De acordo com o militar, Bolsonaro tinha conhecimento do plano para assinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de ter ordenado que ele viajasse aos Estados Unidos para vender um conjunto de joias presentadas pelo governo da Arábia Saudita.

Para Coppolla, a delação não tem o poder de condenar o ex-presidente e “não passa de uma peça de ficção sobre um golpe imaginário”, além de ser “juridicamente nula”.

“A delação de Mauro Cid é juridicamente nula, não encontra amparo em outras evidências e demonstra que a frágil denúncia da PGR contra Bolsonaro não passa de uma peça de ficção sobre um golpe imaginário”, opinou.

“Por lei, a delação premiada, por si só, não é suficiente para que o Tribunal receba a denúncia, muito menos, para que o tribunal fundamente a sua sentença. Tudo que o Mauro Cid disse, precisa ser corroborado por outros meios de provas”, complementou.

Já para Cardozo, sozinha, a delação do tenente-coronel não conseguiria sustentar a condenação do ex-presidente. Contudo, o depoimento de Cid “harmoniza completamente” com os fatos colocados pela PGR.

“A delação premiada é apenas um elemento de prova, um elemento a ser casado com outros que formarão a convicção condenatória”, afirmou. “A grande questão que se coloca aqui é que a delação de Cid harmoniza completamente com todos os fatos que estão colocados. Ou seja, essa delação serviu, inclusive, como um ponto de partida de orientação e investigações, que foi se confirmando”, disse.

“Essa delação se harmoniza com todo o fato conjunto probatório de depoimentos, de mensagens trocadas por WhatsApp, de documentos escritos, de situações, agendas anotadas. A denúncia é muito robusta”, finalizou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: Delação de Cid tem sustentação para condenar Bolsonaro? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.