PM que matou jovem no metrô é investigado por atirar em homem após briga

O policial reformado Eneas Jose Da Silva, de 56 anos, preso preventivamente por matar um jovem no Metrô de São Paulo na última quinta-feira (21), é investigado por efetuar dois disparos de arma de fogo contra um homem de 21 anos, após uma briga, no final de janeiro do ano passado.

Em fevereiro de 2024, a Polícia Civil do Estado de São Paulo instaurou um inquérito para apurar a infração de disparo de arma de fogo que prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa.


O policial reformado Eneas Jose Da Silva, de 56 anos. • Reprodução

A CNN teve acesso a boletim de ocorrência que detalha o crime, que teria ocorrido em 30 de janeiro de 2024.

Em depoimento à polícia, a vítima disse que foi atacada por cachorros e, ao se defender dos animais, foi acusada de maus-tratos aos animais por Eneas, que se apresentou como policial militar aposentado e iniciou a discussão.

A vítima teria corrido assim que Eneas sacou a arma — logo após, houve dois disparos. Um morador que viu a confusão relatou que ainda recebeu um soco do policial militar reformado após uma tentativa de aproximação.

Um vídeo entregue à polícia registrou o som dos disparos. O policial militar aposentado foi encaminhado para o 64º Distrito Policial e teve uma pistola 9 milímetros apreendida.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) solicitou mais tempo para a investigação, em novembro do ano passado. O pedido foi aceito pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) em janeiro deste ano.

A CNN tentou contato com Eneas Jose Da Silva, mas não teve retorno das ligações.

Novas imagens mostram briga e disparo que matou jovem no metrô

Imagens das câmeras de segurança do metrô de São Paulo mostram a confusão que levou um jovem de 20 anos a morte na Estação Vila Matilde, na noite de quinta-feira (20). Ele foi baleado por um policial militar reformado após uma discussão que começou dentro de um dos vagões do coletivo.

Veja o vídeo

Na gravação, é possível ver que o policial e o jovem discutem agressivamente até que uma briga começa. Ambos desferem socos e chutes, até que o policial recebe uma rasteira e cai no chão, já com a arma em punho. Neste momento, ele dispara. O jovem corre por cerca de 200 metros, tenta subir a escada rolante, mas cai.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PM que matou jovem no metrô é investigado por atirar em homem após briga no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.