Mais de 85 mil famílias do Alto Tietê têm direito à tarifa social de energia; veja como aderir


Benefício oferece desconto de até 65% na conta. Interessado deve atender alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como ter o Número de Identificação Social (NIS) ativo e atualizado no CadÚnico, renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário-mínimo. Mais de 85 mil famílias do Alto Tietê têm direito a desconto na fatura de energia
Divulgação/EDP
Mais de 85 mil famílias do Alto Tietê podem economizar até 65% na conta de energia. Segundo a EDP, concessionária de energia elétrica da região, elas se enquadram nos critérios da Tarifa Social. Mas não têm o benefício por falta de cadastro.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Para se cadastrar, o interessado deve atender alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como ter o Número de Identificação Social (NIS) ativo e atualizado no CadÚnico, renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário-mínimo.
Clique aqui para se cadastrar.
Durante o cadastro é preciso informar o número de instalação e os dados do CadÚnico. A EDP informa que com a validação das informações, o desconto é aplicado a partir da próxima fatura.
No caso de idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência é preciso ter o número do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) atualizado.
De acordo com a concessionária, atualmente quase 134 mil famílias utilizam a Tarifa Social em oito municípios da região. Somente em 2024, mais de 44 mil clientes se cadastraram no benefício.
A EDP destaca que para o recebimento do benefício não é necessário ser o titular da conta de energia, basta informar o vínculo com o imóvel.
Segundo a EDP, a distribuidora realiza o cadastramento automático de moradores da área de concessão que são titulares na conta de energia e realizam ações de incentivo a participação, incluindo visitas educativas porta a porta.
Mais informações pelo telefone 0800 721 0123.
Tarifa Social
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que concede desconto de até 65% no consumo de energia.
O objetivo da Tarifa Social de Energia Elétrica é garantir o desconto na conta de luz às famílias em situação de vulnerabilidade social, informa a EDP.
O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e o desconto é baseado na faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:
Confira faixas de consumo e desconto
Veja abaixo quem tem direito à Tarifa Social
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo;
Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico;
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo.
Para saber a renda per capita, é preciso somar todos os rendimentos recebidos pela família e dividir o valor total pelo número de integrantes, chegando ao valor final, destaca a EDP.
Assista a mais notícias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.