Vai dar praia? Dois de cada três pontos analisados em SC estão próprios para banho; veja onde


Relatório de balneabilidade do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina apontou queda no número de locais propícios para banho no litoral. Conheça as praias de Florianópolis
O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) divulgou na sexta-feira (21) novo relatório de balneabilidade após análise de 238 pontos em praias de norte a sul do litoral, entre o período de 17 a 21 de fevereiro. O levantamento mostra redução no número de pontos próprios para banho em relação à semana anterior.
🏖️✅ Agora são 158 dos 238 pontos aptos a banho, representando 66,39% dos analisados, o equivalente a dois de cada três locais. Na semana anterior, eram 163 pontos liberados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Entre as praias mais procuradas de Santa Catarina, a situação é alternada com pontos próprios e impróprios para banho a depender do local da coleta (clique e confira o mapa).
Trecho do mapa mostra situação no Norte de Florianópolis: vermelho é impróprio e azul é próprio
IMA/Reprodução
Florianópolis
Na capital, dos 87 pontos, 59 estão adequados para banho, o que equivale a 67,82%. Veja a situação nas praias mais movimentadas:
Praia de Canasvieiras: quatro dos oito pontos estão impróprios, todos na região central da praia, entre os acessos pelas ruas Acari Margarida e Rua Afonso Cardoso da Veiga.
Praia de Jurerê: dos sete pontos, apenas um está impróprio, o localizado em frente à Rua Luís Rampa. Os dois pontos de Jurerê Internacional estão próprios.
Lagoa da Conceição: dos nove pontos, três deles estão impróprios, sendo apenas um no trecho às margens da Avenida das Rendeiras.
Praia dos Ingleses: dos sete pontos, três estão impróprios.
Metodologia
O instituto monitora 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.
As análises são feitas semanalmente e seguem as diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, que consiste na quantificação dos coliformes totais e de Escherichia coli.
Mudança nas placas
O governo de Santa Catarina mudou as placas indicativas de balneabilidade nas praias. Tradicionalmente fixadas nos balneários, os avisos terão um novo formato, menos indicativo e com a presença de um QR Code, onde o visitante por meio do celular poderá acessar o relatório atualizado e todo o histórico da localidade.
Placa fixada atesta balneabilidade de praias em Santa Catarina
Ricardo Trida/Secom-SC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.