Empresários do setor de alimentação enfrentam dificuldades para contratar funcionários em Araçatuba


Com mais de 200 vagas abertas no setor, empresários priorizam contratação de profissionais sem experiência e oferecem treinamentos para suprir escassez de mão de obra qualificada. Empresários do setor de alimentação em Araçatuba enfrentam dificuldade para preencher vagas e apostam em pessoas sem experiência
Reprodução / TV Tem
Com mais de 200 vagas abertas em bares, restaurantes e supermercados, empresários do setor de alimentação enfrentam dificuldades para contratar funcionários em Araçatuba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Entre as adversidades está a escassez de mão de obra qualificada. Situação que levou alguns empresários a buscarem novas alternativas para suprir a demanda, como a contratação de pessoas sem experiência.
Matheus Correia atua há um ano na área. Ele nunca havia trabalhado em um restaurante, começou a trajetória como um suporte ao garçom e, com o tempo, aprendeu todas as funções. Após dois meses de treinamento, se tornou garçom.
Empresários do setor de alimentação em Araçatuba enfrentam dificuldade para preencher vagas e apostam em pessoas sem experiência
Reprodução / TV Tem
“Eu não sabia como carregar a bandeja e nem nada, fui aprendendo aqui mesmo”, conta.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), nove em cada dez empregadores do setor estão apostando na contratação de pessoas sem experiência.
Em entrevista à TV TEM, Fabrício Ribeiro, proprietário de restaurante, reforça que o mais importante é encontrar profissionais com vontade de aprender. “O que a gente espera é que seja um profissional comprometido e que tenha vontade. Só isso, já basta para a gente”, afirma.
Empresários do setor de alimentação em Araçatuba enfrentam dificuldade para preencher vagas e apostam em pessoas sem experiência
Reprodução / TV Tem
O diretor do Departamento de Relações de Trabalho, Giancarlo Sanches Messtriner, explica que a escassez de mão de obra qualificada fez com que muitas empresas adotassem estratégias para qualificar os funcionários.
“Eles contratam, treinam e qualificam na própria operação, seja em bares, restaurantes ou supermercados”, explica.
Os supermercados da cidade também têm aberto as portas para quem deseja iniciar a carreira profissional, priorizando a contratação de profissionais sem experiência. Segundo Juliane Pacheco, analista de recursos humanos de uma rede de supermercados, há programas na empresa voltados para o crescimento profissional dos colaboradores.
“Temos programas específicos, como o Jovem Aprendiz, para abrir portas para quem está começando, e todos recebem treinamento adequado para as funções”, completa.
Empresários do setor de alimentação em Araçatuba enfrentam dificuldade para preencher vagas e apostam em pessoas sem experiência
Reprodução / TV Tem
Karina Pires da Silva, de 18 anos, é um exemplo desse tipo de contratação no setor supermercadista. “Foi a minha primeira experiência, e também quero crescer aqui”, afirma.
Empresários do setor de alimentação sofrem com falta de mão de obra qualificada
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.