Confiança empresarial na Alemanha fica estável em fevereiro

A confiança das empresas da Alemanha ficou estável de forma inesperada em fevereiro, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, dificultando a tarefa do futuro governo após a eleição federal de domingo, na qual os partidos prometeram tirar a maior economia da Europa da recessão.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios permaneceu estável em 85,2 em fevereiro, após revisar ligeiramente para cima a leitura de janeiro, a 85,2.

Analistas consultados pela Reuters previam um aumento na leitura para 85,8.

A eleição de domingo (23) deu a vitória ao bloco conservador CDU/CSU, de Friedrich Merz, que prometeu reduzir a burocracia, incentivar o investimento e baixar os preços de energia a fim de impulsionar a economia do país, que está contraindo.

O índice de condições atuais do Ifo caiu de forma inesperada para 85,0 em fevereiro, de 86,0 em janeiro, enquanto o índice de expectativas subiu de 84,3 para 85,4, de acordo com a pesquisa mensal do instituto com cerca de 9.000 empresas.

“A economia alemã está em compasso de espera”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, no momento em que o país entra em uma fase de negociações para a formação de um novo governo em que uma grande coalizão parece ser o resultado mais provável.

Analistas apontaram alguns sinais de estabilidade no horizonte, mas também alertaram que uma forte oposição composta por partidos de extrema-esquerda e de extrema-direita pode complicar os esforços de reforma, por exemplo, das regras fiscais do país.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Confiança empresarial na Alemanha fica estável em fevereiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.