Zelensky deve ir aos EUA assinar acordo sobre minerais, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta segunda-feira (24) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “pode” ​​ir a Washington esta semana ou na próxima, e que os dois países estão “muito próximos” de chegar a um acordo sobre minerais de terras raras.

“Vou me encontrar com o presidente Zelensky. Na verdade, ele pode vir esta semana ou na próxima para assinar o acordo e… o que seria legal, eu adoraria conhecê-lo. Nós nos encontraríamos no Salão Oval. Então, os acordos que estão sendo trabalhados agora”, afirmou o presidente americano.

“Eles estão muito próximos de um acordo final. Será um acordo com terras raras e várias outras coisas. E ele gostaria de vir, pelo que entendi, aqui, para assiná-lo e isso seria ótimo para mim”, acrescentou Trump durante uma reunião no Salão Oval com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Os comentários ocorrem enquanto um rascunho finalizado do acordo de recursos dos EUA com a Ucrânia foi apresentado ao governo Trump e se concentra em uma estrutura para um fundo de reconstrução para a Ucrânia, de acordo com uma fonte ucraniana familiarizada com a negociação.

Durante a reunião no Salão Oval, o Secretário do Tesouro Scott Bessent — que estava na sala — acrescentou que um acordo está “muito próximo”.

“Estamos muito próximos, uma linha de jarda”, disse Bessent.

Relação com a Rússia

Trump disse nesta segunda-feira que estaria aberto a uma parceria de desenvolvimento econômico com a Rússia — mas acrescentou que sua primeira prioridade é acabar com a guerra na Ucrânia.

A resposta do presidente ocorreu depois que ele foi questionado sobre uma postagem anterior do Truth Social, em que ele disse que estava em “discussões sérias” com o presidente russo Vladimir Putin sobre “o fim da guerra e também grandes transações de desenvolvimento econômico que ocorrerão entre os Estados Unidos e a Rússia”.

Trump expandiu os comentários mais tarde no Salão Oval, dizendo: “Você sabe, eles têm terras raras enormes. É muito grande — na verdade, é o maior em termos de terra. É de longe o maior país. E eles têm coisas muito valiosas que poderíamos usar, e nós temos coisas que eles poderiam usar, e seria muito bom se pudéssemos fazer isso. Acho que seria uma coisa muito boa para a paz mundial e para a paz duradoura.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky deve ir aos EUA assinar acordo sobre minerais, diz Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.