Advogada amazonense: quem é Adilma Lucena, substituta de Cecília Lorenzon na Saúde de RR


Adilma Rosa de Castro Lucena, de 43 anos, assume a Sesau após Cecília Smith Lorenzon ser demitida e realocada no alto escalão pelo governador Antonio Denarium (PP). Adilma Rosa de Castro Lucena, nova secretária de Saúde de Roraima
Divulgação/Governo de Roraima
Advogada, amazonense e servidora estadual de Roraima. Adilma Rosa de Castro Lucena, de 43 anos, é a nova secretária da Saúde (Sesau) de Roraima. Ela foi nomeada após a exoneração da advogada Cecília Smith Lorezon, acusada de cobrar propina de empresários pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Adilma ocupava o cargo de secretária adjunta. Agora está à frente da pasta com o maior orçamento do estado em 2025: R$ 1.348.990.508,00. Os decretos de exoneração e nomeação foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (25). Cecília agora é secretária de Governo Digital.
A nova chefe da Saúde é natural de Manaus, no Amazonas, e veio para Roraima em 1992. Em 1996 se formou em direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).
LEIA MAIS
Secretária de Saúde é exonerada após acusação de cobrar propina e nomeada em nova pasta em RR
É servidora pública estadual efetiva como técnica de tributos estaduais desde 1996. Adilma atuou como diretora do Departamento de Receita e secretária-adjunta da Fazenda no período de 2016 a 2018.
Foi cedida para a Sesau na condição de secretária-adjunta em junho de 2021 até o dia 25 de fevereiro, e nesta mesma data foi conduzida ao cargo de secretária titular da Sesau.
Saída de Cecília Lorezon
Exonerada após denúncia, secretária é nomeada em nova pasta em Roraima
Cecília Lorezon era titular da Saúde desde fevereiro de 2022, há três anos. Ela substitui Paulo Cesar Martins Torres à frente do Governo Digital. Por sua vez, Paulo Cesar agora é adjunto da mesma pasta.
A secretaria de Governo Digital (Segod) foi criada no segundo semestre de 2021 pelo governador sob o nome Secretaria Extraordinária de Governo Digital. Foi sancionada pela Ale-RR em 2023 e sempre teve Paulo Cesar como secretário. A pasta foi criada para gerir a tecnologia da informação e comunicação.
No alto do escalão do governo, ela chegou a ser afastada pela Justiça por suspeita de fraudes para cirurgias ortopédicas, mas depois voltou ao cargo de confiança por decreto do governador.
Na última quarta-feira (19), Sampaio acusou Cecília de cometer uma série de irregularidades, incluindo a cobrança de propina a empresários. Segundo ele, o governador tinha ciência dos atos de corrupção cometidos pela secretária.
“Estou afirmando, não estou especulando. Na saúde, hoje, o que prevalece é negócio. A secretária de saúde, primeiro ela quer saber quanto que é a parte dela para depois conversar com o empresário”, afirmou o deputado. Ocasião em que cobrou a exoneração.
Antonio Denarium chegou a enviar uma nota à imprensa na última quinta-feira (20) afirmando que a população sabe da “qualidade dos serviços” na Saúde após as acusações.
Com o nome “A verdade sobre a saúde”, o governo listou números que, na avaliação do estado, “evidenciam a melhoria da qualidade dos serviços e atendimentos da saúde”. A relação inclui a reinauguração da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, reformas no Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do estado, além dados sobre atendimentos.
Cecília Lorenzon é advogada. Ela já tinha sido nomeada para o mesmo cargo de secretária de saúde em 2020, na pandemia de Covid-19, mas foi substituída.
Em 2024, ela foi afastada da função pela Justiça por suspeita de envolvimento em fraudes para cirurgias ortopédicas no estado, mas voltou ao comando da pasta por decisão do governador Antonio Denarium.
Em fevereiro de 2023, Lorenzon fez um comentário após a repercussão de imagens de uma grávida jogada no chão enquanto esperava por atendimento na maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A unidade funcionava de forma provisória num espaço conhecido como “maternidade de lona”. À época, ela disse “pessoas se prestam a dar show” ao comentar o vídeo da grávida.
Cecília Lorenzon é formada em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental, Direito Constitucional e Administrativo e tem capacitação em Macropolítica e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Cursa MBA em Contratos e Licitações e faz mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Estadual de Roraima. Ocupou os cargos de Vice-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e foi professora de Direito na Faculdade Cathedral.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.