Reforço afasta rumor de que não desejava ir para o Botafogo

A contratação de Jair, joia da base do Santos, era um desejo antigo do Botafogo. Nesta terça (25), no Nilton Santos, o zagueiro foi oficialmente apresentado como reforço do Glorioso e afastou os rumores de que não queria defender o clube carioca. De acordo com o atleta, o seu desejo era ter vindo para o Alvinegro ainda no segundo semestre de 2024.

“Desde a primeira investida do Botafogo, no meio do ano passado, eu queria estar aqui. Falei com meu empresário para dar andamento na negociação, só que o Santos não liberou. Meu desejo era estar aqui. Surgiram muitas matérias, falando que eu não queria, mas meu desejo era esse. Estava focado na Seleção, por isso não falei nada. Estou muito feliz de estar aqui e espero que possa retribuir todo carinho”, afirmou Jair, de 19 anos.

Formado nas divisões de base do Santos, Jair foi contratado por 15 milhões de euros. O zagueiro se apresentou ao clube no último dia 17, após ser campeão do Sul-Americano Sub-20 pelo Brasil.

No domingo (23), estreou como titular no clássico com o Vasco, pelo Carioca. Na ida da Recopa Sul-Americana, contra o Racing-ARG em Buenos Aires, ficou entre os reservas na derrota por 2 a 0.

Como dito por Jair, o Botafogo já havia tentado a sua contratação em 2024. No fim do ano, os clubes voltaram a negociar. No fim, houve o acerto financeiro, sem envolver a troca de jogadores.

O defensor minimizou o peso de estar entre os maiores investimentos do Botafogo em 2025. Para Jair, o valor da transferência é fruto do bom trabalho desenvolvido no Santos e na Seleção.

“Creio que é fruto do bom trabalho que fiz no Santos e na Seleção Brasileira. Todo clube grande do Brasil tem peso. Vestir a camisa do Botafogo é um peso, mas estou tranquilo. Espero que nas próximas oportunidades consiga mostrar o meu potencial e atingir o mais alto nível”, avaliou.

Nesta quinta (27), Jair pode receber nova oportunidade entre os titulares do Botafogo. Após perder por 2 a 0 em Buenos Aires, o Glorioso recebe o Racing, no Nilton Santos, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana.

Pensando no futuro

Além de Jair, o atacante Nathan também foi apresentado nesta terça (25). Os dois têm 19 anos e foram contratados pelo Botafogo pensando no “presente e no futuro”, explicou Alessandro Brito.

“Apresentando o Nathan e o Jair, dois atletas jovens que já monitoramos há algum tempo. Atletas da Seleção Brasileira, campeões sul-americanos, então estamos muito felizes em contar com dois atletas dessa magnitude dentro do Botafogo. Dando sequência ao nosso projeto de desenvolvimento de atletas. Buscamos prospectar os melhores talentos da América do Sul. É um projeto não só do Botafogo, mas do John (Textor). É melhor ter os melhores jovens no Botafogo”, afirmou Brito, Head Scout do Botafogo.

“Parte do nosso planejamento é trazer atletas com tremendo potencial. Vão agregar a nível de profissionalismo, de entrega, de performance e futuro. Estamos muito felizes com as chegadas. São as melhores expectativas”, completou Léo Coelho, diretor de futebol.

O mercado do Botafogo em 2025

Integrados ao elenco no último dia 17, Jair e Nathan são dois dos oito reforços contratados pelo Botafogo em 2025. O uruguaio Santiago Rodríguez foi o último acerto e ainda será apresentado.

Além do trio, Léo Linck, David Ricardo, Artur, Jeffinho e Rwan Cruz completam a lista. Os investimentos do Glorioso na janela de transferências, que fecha na sexta (28), supera os R$ 400 milhões.

Para a janela de transferências de junho, o clube já anunciou a contratação de Wendel, volante do Zenit-RUS.

Confira, abaixo, outras respostas de Jair, novo zagueiro do Botafogo:

Primeiras palavras como jogador do Botafogo
“Muito feliz de estar aqui, agradeço a confiança de todos, do John Textor. Honrado de vestir essa camisa. Espero mostrar todo meu potencial e que façamos uma grande história juntos.”

Momento de pressão no Botafogo
“Todo clube grande no Brasil tem uma certa pressão e estamos acostumados com isso. Eu cheguei há pouco tempo, mas já deu para ver que é um elenco trabalhador. Todos estão focados no objetivo e, se Deus quiser, vamos sair dessa má fase. Na quinta já temos uma oportunidade para provar nosso trabalho.”

Título pela Seleção Brasileira Sub-20
“Foi uma experiência muito boa, única na minha vida. Realmente, foi difícil dar a volta por cima depois do resultado como foi (6 a 0 para a Argentina na estreia). Estávamos focados no objetivo, o professor Ramon (Menezes) deixou isso claro, para dar nossas vidas que dariam a volta por cima. Não deixamos cair. Se eu tiver oportunidade (de disputar o Mundial), deixo com os dirigentes e o estafe do Botafogo.”

Chegar a um clube sem treinador
“A gente tem o treinador, que é o Caçapa. Confiamos no trabalho dele. Estamos unidos e focados nos objetivos. Já temos uma final pela frente.”

Recopa Sul-Americana
“Cheguei há pouco tempo, mas fui muito bem recebido por todo estafe e atletas. Foi muito bom, mesmo com o resultado ruim, fazer a estreia. Estou focado. Ainda não sei se jogo, mas estou à disposição do técnico.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Reforço afasta rumor de que não desejava ir para o Botafogo no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.