Após a instalação de totens, a criminalidade caiu 61,34% em Guaíra


A queda mais impressionante foi no roubo de carros, com 84,62%, passando de 13 casos em 2021 para apenas 2 em 2024 Totens de monitoramento são equipados com câmeras de alta resolução, reconhecimento facial, mapeamento de características de suspeitos e veículos, sistemas de comunicação direta com a polícia e alarmes: Arquivo|Município de Guaíra

A cidade de Guaíra, localizada ao norte do Estado de São Paulo, celebra uma redução notável nos índices de criminalidade desde a implementação de 25 totens de monitoramento em pontos estratégicos do município. Dados da Secretaria de Segurança Pública do estado revelam uma diminuição expressiva (61,34%) nas diversas modalidades criminosas entre 2021 e 2024.
Destaques da Redução:
Roubo de Veículos: Queda impressionante de 84,62%, passando de 13 casos em 2021 para apenas 2 em 2024.
Roubo: Diminuição de 72,92%, com o número de ocorrências caindo de 48 para 13.
Furto de Veículos: Redução de 72,73%, com o número de ocorrências caindo de 33 para 9.
Furto: Queda de 43,08%, com o número de ocorrências caindo de 448 para 255.
Homicídio Doloso: Diminuição de 33,33%, com o número de ocorrências caindo de 3 para 2.
Com esses dados, pode-se dizer que a média geral da queda de crimes em Guaíra entre 2021 e 2024 é de aproximadamente 61,34%.
A instalação dos totens de monitoramento tem se mostrado uma ferramenta eficaz na prevenção e combate à criminalidade. Crédito: Arquivo | Município de Guaíra

O Impacto dos Totens
A instalação dos totens de monitoramento, equipados com câmeras de alta resolução, reconhecimento facial, mapeamento de características físicas, de vestimentas de suspeitos e veículos, sistemas de comunicação direta com a Guarda Civil Municipal e alarmes, tem se mostrado uma ferramenta eficaz na prevenção e combate à criminalidade. A presença ostensiva dos equipamentos inibe a ação de criminosos, enquanto as imagens capturadas auxiliam na identificação e prisão de suspeitos, também servindo para robustecer o escopo de provas contra criminosos.
Embora os totens de monitoramento desempenhem um papel crucial, a redução da criminalidade em Guaíra é resultado de um esforço conjunto. Ações como o aumento do policiamento ostensivo, aumento do efetivo de guardas municipais, com incremento de mais viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), investimentos em tecnologia e a integração das forças de segurança também contribuíram para esse cenário positivo.
A Guarda Civil Municipal conta com o Centro de Controle Operacional, com central de monitoramento 24h que opera 25 totens de segurança espalhados pela cidade. Crédito: Arquivo | Município de Guaíra

Patrulha Maria da Penha:
Com a implantação de uma Patrulha Maria da Penha, as mulheres têm adquirido mais confiança ao denunciar agressões; e a GCM tem feito flagrantes pela referida Lei, como no caso do início de fevereiro, quando guardas atenderam uma ocorrência em um sítio que resultou na prisão em flagrante do agressor. E em outra situação, em janeiro, um homem, que já tinha medida protetiva decretada, tentou invadir a casa da ex-companheira e foi detido em flagrante pela corporação, após ter sido acionada via botão de emergência do Totem.
A experiência de Guaíra mostra como a tecnologia pode ser uma grande aliada no investimento para o aprimoramento profissional, gerando resultados positivos. Além de atuar na proteção das mulheres, a Guarda Municipal também realiza rondas nas áreas rurais, especialmente porque o município é extenso, com cerca de 900 quilômetros de estradas rurais e dezenas de propriedades agrícolas. Essas propriedades possuem máquinas e insumos de alto valor, o que atrai a atenção de criminosos. Por isso, é necessário um patrulhamento constante para prevenir crimes na zona rural.

“E vamos continuar investindo nas tecnologias e nas pessoas que compõem nosso sistema de segurança, porque acreditamos que é com inteligência e ações preventivas que conseguimos combater o crime”, declarou Junão, o prefeito de Guaíra Crédito: Arquivo|Município de Guaíra
Investimentos
Os Guardas Civis Municipais (GCMs) de Guaíra passam por capacitações regulares e, atualmente, estão em treinamento, para que a corporação passe a usar armamento letal. A Prefeitura já adquiriu as armas de fogo, que devem proporcionar mais segurança e autonomia de ação aos membros da força policial municipal.
Comparativo de Estatísticas Criminais de Guaíra 2021/2024
“Enquanto em todo o país a pauta é o aumento da criminalidade, em Guaíra temos a satisfação de apresentar para a população a diminuição dos crimes. E vamos continuar investindo em tecnologias, equipamentos e nas pessoas que compõem nosso sistema de segurança, porque acreditamos que é com inteligência e ações preventivas que conseguimos combater o crime”, declarou o prefeito Antonio Manoel da Silva Júnior, o Junão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.