Zelensky agradece apoio de Trump e Estados Unidos após bate-boca na Casa Branca

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usou as redes sociais para agradecer Donald Trump, mesmo após os dois terem discutido na Casa Branca, nesta sexta-feira (28).
“Obrigado, América, obrigado pelo seu apoio, obrigado por esta visita. Obrigado, @POTUS [Donald Trump], Congresso e povo americano. A Ucrânia precisa de uma paz justa e duradoura, e estamos trabalhando exatamente para isso”, escreveu Zelensky.
Durante a reunião, Trump cobrou um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, enquanto Zelensky demonstrou preocupação com as intenções da Rússia e citou o presidente Vladimir Putin.
Repercussão internacional
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que “é preciso respeitar quem está na luta desde o início”. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, reafirmou o apoio à Ucrânia. No Parlamento ucraniano, o primeiro-ministro Denys Shmyhal declarou que “paz sem garantias não é possível”.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou Zelensky e afirmou que a Ucrânia está isolada. O ex-presidente russo Dmitri Medvedev disse que Zelensky “levou um tapa na cara”.
A Casa Branca informou que as negociações entre Estados Unidos e Ucrânia sobre a exploração de terras raras não foram encerradas e poderão ser retomadas no futuro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.