Framboesa de Ouro: Coppola se diz grato pelas “vitórias” de “Megalópolis”

Francis Ford Coppola, 85, agradeceu ao prêmio que venceu no Framboesa de Ouro 2025 como Pior Diretor. Os vencedores foram anunciados nesta sexta-feira (28).

Em uma publicação no Instagram, Coppola declarou: “Estou honrado em receber o Framboesa de Ouro em tantas categorias importantes por ‘Megalópolis‘, assim como pela distinta indicação a pior diretor, pior roteiro e pior filme, em um momento em que poucos têm a coragem de desafiar as tendências dominantes do cinema contemporâneo!”

 

Ele continuou: “Neste mundo em ruínas, onde a ARTE é avaliada como se fosse uma luta livre profissional, escolhi NÃO seguir as regras covardes de uma indústria tão aterrorizada pelo risco que, mesmo tendo um imenso talento jovem à sua disposição, pode não ser capaz de criar filmes que ainda serão relevantes e vivos daqui a 50 anos.”

Por fim, ele ressaltou a honra de estar ao lado do cineasta Jacques Tati, que perdeu dinheiro para fazer um filme considerado um grande fracasso, “Playtime!”, mas que acabou sendo cultuado com o tempo.

“Meu sincero agradecimento a todos os meus brilhantes colegas que se juntaram a mim para criar nossa obra de arte, ‘Megalópolis’. E que nos lembremos de que a bilheteira é apenas dinheiro, e assim como a guerra, a estupidez e a política, não têm verdadeiro espaço no nosso futuro”, concluiu.

A premiação apelidou o filme de “WTF: O Filme” e o descreveu como “um desastre incoerente de US$ 120 milhões do lendário diretor de O Poderoso Chefão”, além de indicar dois dos atores da produção, Shia LaBeouf e Jon Voight — que acabou com o título de Pior Ator Coadjuvante.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Francis Ford Coppola (@francisfordcoppola)

“Megalópolis” acompanha um conflito na cidade fictícia Nova Roma em que as pessoas precisam escolher entre o lado visionário utópico de Cesar Catilina (Adam Driver), com o projeto de uma nova versão de cidade, e o pragmatismo realista de Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito).

Coppola revelou, em entrevista à imprensa em setembro, que o personagem de Adam Driver e o projeto defendido pelo artista na trama foram inspirados, respectivamente, em Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, e na capital do estado, Curitiba.

Coppola diz que “Megalopolis” é o melhor trabalho que já fez

Este conteúdo foi originalmente publicado em Framboesa de Ouro: Coppola se diz grato pelas “vitórias” de “Megalópolis” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.