SC atinge menor patamar de furtos e roubos de veículos em 4 anos e tem 12% de queda nos crimes

Criança chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Viaturas da Polícia Civil de Santa Catarina em operação contra furto e roubo de veículos
Polícia Civil/Divulgação
Santa Catarina teve redução de 12% no número de furtos e roubos de veículo no primeiro semestre de 2023. No total, foram 4.320 registros dos dois crimes nos primeiros seis meses de 2023, contra 4.925 no mesmo período do ano passado.
Em relação aos últimos quatro anos, o estado atingiu o menor patamar dos crimes. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e foram repassados ao g1 na sexta-feira (18).
Soma de furto e roubos de veículos
Separadamente, houve 10% de redução no crime de furto de veículo em 2023, que passou de 4.233 casos em 2022 para 3.775 em 2023. Já em relação aos roubo, a foram 545 neste ano, contra 692 no ano anterior, contabilizando queda de 21% (veja o gráfico mais abaixo).
De acordo com Diego Azevedo, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, a redução ocorre por conta da ação integrada de inteligência entre os órgãos de segurança pública do estado.
O delegado destaca também uma maior investigação e repressão contra quadrilhas envolvidas nos furtos e roubos e cita, por exemplo, a ‘Operação 311’, que visa coibir o comércio ilegal de peças automotivas em Santa Catarina. Desde o início do ano, foram mais de 15 edições da ação, com 12 empresários presos.
“A gente acredita que isso vem diminuindo sensivelmente com esse trabalho que a Polícia Civil vem fazendo com a Polícia Científica. Essas ações integradas, com a Polícia Civil, Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais de várias cidades”, explica.
Latrocínios caem, mas homicídios sobem em SC no 1º semestre
SC tem alta de 115% no nº de mortes cometidas por policiais
O furto consiste na subtração de coisa alheia móvel para si ou para outro, com o objetivo definitivo de posse. O crime é passível de pena de reclusão que pode variar de 1 a 4 anos e multa. No furto, não há violência ou grave ameaça.
Já no roubo, há a existência de violência ou ameaça, e a pena é mais severa. De acordo com o Código Penal, que comete o crime pode ser condenado entre 4 a 10 anos de prisão, além de multa.
Operação 311 busca coibir o comércio ilegal de peças automotivas em Santa Catarina
Polícia Civil/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado em g1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.