Garimpeiros expulsos das Terras Yanomamis agora tentam invadir área de outro povo indígena em Roraima

O garimpo já havia sido um problema para os Wai-Wai. Agora, com a pressão sob os garimpos ilegais da Terra Yanomami, a suspeita das lideranças do povo indígena é de que os invasores estejam retornando. Garimpeiros expulsos das Terras Yanomamis agora tentam invadir área de outro povo indígena em Roraima
JN
Em Roraima, garimpeiros que tinham sido expulsos das terras dos Yanomami, com a ação do governo federal, agora tentam invadir a área de outro povo indígena.
Foi durante uma fiscalização de rotina que os indígenas encontraram os sinais da invasão. No meio da floresta, uma área desmatada e o início de um acampamento. E, mais a frente, o maquinário: bomba e material usado no garimpo.
Os indígenas encontraram também um avião.
“Os garimpeiros estão entrando tanto como aéreo como um helicóptero, tanto como por terra pelas vicinais, como de Caracaraí e pela vicinal 07 que dá acesso ao garimpo”, disse um homem.
O garimpo já havia sido um problema para o povo indígena Wai-Wai. Em 2012, a Polícia Federal tirou muitos invasores das terras indígenas. Agora, com a pressão sob os garimpos ilegais da terra Yanomami, a suspeita das lideranças Wai-Wai é de que os invasores estejam retornando.
“Agora estão voltando de novo. Colocaram os maquinários, tiramos de novo, agora colocaram outro maquinário ”, diz um indígena.
A terra indígena Wai-Wai está localizada a cerca de 350 quilômetros de Boa Vista. Foi delimitada em 2002 e homologada em 2003. Uma área de pouco mais de 400 mil hectares, terreno fértil para a produção de castanha – a principal renda das comunidades.
Os indígenas enfrentam outros invasores. Grileiros que tentam se apossar da terra.
“Nós temos uma prova, nós temos os nomes de cada um que foi colocado aqui, loteado uma área de 600 metros. Temos prova disso, então, é importante que seja, que a terra seja protegida a terra indígena Wai-Wai”, diz um indígena.
Os próprios indígenas fotografaram várias placas com nomes, identificando lotes invadidos. Os Wai-Wai criaram um grupo de vigilância indígena para fiscalizar a própria a terra. Mas a segurança deles depende da ação do governo.
As lideranças indígenas Wai-Wai já denunciaram a invasão para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal. O MPF afirmou que analisa quais medidas legais devem ser tomadas. A PF deve enviar uma equipe à terra indígena para investigar o caso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.