Confira dicas gastronômicas e de lazer em Vitória da Conquista, conhecida como ‘Suíça baiana’

Município do sudoeste baiano possui construções históricas, além de boas opções de bares e restaurantes. Praça Tancredo Neves, em Vitória da Conquista
PMVC
Neste fim de semana, Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado, recebe a 17ª do seu evento mais importante: o Festival de Inverno Bahia. À noite, milhares de pessoas vão se divertir com grandes shows musicais no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
ESPECIAL: Confira página do Festival de Inverno Bahia 2023
AO VIVO: Assista ao Festival de Inverno Bahia 2023
O evento atrai milhares de visitantes para o município, terceiro mais importante do estado. A taxa de ocupação hoteleira é superior a 90% neste período. O g1 preparou um guia para quem vai passear também durante o dia, ou para quem pretende conhecer o charme da “Suíça Baiana”, apelido que faz referência às baixas temperaturas registradas em Vitória da Conquista. Veja abaixo:
Avenida Olívia Flores
Imagem aérea da Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista
Divulgação/Prefeitura PMVC
Conhecida por sua vibrante vida noturna, a Avenida Olívia Flores é a mais badalada da cidade. Com uma ampla variedade de bares e restaurantes, que oferecem desde a tradicional culinária baiana até pratos internacionais, o local se tornou o point preferido de muitos conquistenses e visitantes que buscam diversão, sobretudo à noite.
Durante o dia, o fluxo também se mantém intenso pelo comércio, pois a região concentra lojas de diferentes segmentos. Ainda nesta avenida está a bela Praça Tancredo Neves, repleta de árvores e flores, com destaque para as Palmeiras Imperiais e os Flamboyants.
Imagem aérea da Praça Tancredo Neves, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
Na praça Tancredo Neves fica a catedral dedicada à Nossa Senhora da Vitórias, padroeira do município. A igreja foi construída entre os anos de 1930 e 1943, após a demolição da primeira capela que havia na cidade, edificada em 1808.
Com estilo neogótico, a arquitetura é marcada por linhas retas e verticalismo em proporções clássicas. A nave do templo chama atenção pelas obras do pintor José Lima. Ao olhar para cima, fiéis e visitantes se deparam pinturas que representam a “Assunção de Maria aos Céus” e os “Anjos Adorando a Jesus Eucarístico”.
Na capela-mor fica a imagem em madeira da padroeira, que foi trazida de Portugal no início do século passado, portanto, a peça tem grande importância histórica, além do seu valor sacro.
Catedral Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
Casarões históricos
Com quase 200 anos desde a sua fundação, Vitória da Conquista preserva verdadeiras joias arquitetônicas, que contam parte da história do município e ainda servem de cenário para belas fotos, que vão fazer sucesso nas redes sociais.
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
No Centro, está a Prefeitura Municipal, que já abrigou a sede da Polícia Militar baiana na cidade. O prédio foi construído em 1921 e passou a sede da administração pública em 1962. Na mesma região, está a Câmara de Vereadores, construída em 1910, que já foi residência, hotel, Fórum e Justiça do Trabalho.
Casa de Dona Zaza, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC

Ainda no Centro, ficam:
Casa de Dona de Zaza/Coronel Gugé, construída em 1889. Desde o início do século 20, o local funciona como imóvel comercial e também residencial;
Casa de Dona Henriqueta Prates, datada de 1883. Funcionava como residência, até que, em 1992, foi alugado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e passou a sediar o Museu Regional de Vitória da Conquista;
Casa Régis Pacheco, construído em 1883, onde morou o ex-prefeito do município e ex-governador da Bahia, Régis Pacheco, e atualmente abriga um memorial para homenageá-lo.
Casa Régis Pacheco, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
Outras dicas de imóveis históricos são o Solar dos Fonsecas, de 1918, que fica no Alto Maron e atualmente abriga o Conservatório Municipal de Música, e a Antiga Biblioteca José de Sá Nunes, de 1924, na região do Recreio, onde são realizadas atividades culturais.
Solar dos Fonsecas, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
Monumento do Cristo Crucificado
Um dos principais pontos turísticos de Vitória da Conquista é o Cristo Crucificado, obra do renomado artista plástico baiano Mário Cravo, que morreu em 2018. O monumento foi inaugurado na década de 80.
Cristo – Vitória da Conquista
Divulgação / Ascom PMVC
A obra, instalada no alto da Serra do Periperi, tem 33 metros de altura e é feita com fibra de vidro. A imagem do Cristo retratado por Cravo possui feições nordestinas e homenageia a população sertaneja.
Reserva Florestal do Poço Escuro
Reserva Florestal do Poço Escuro, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
A Reserva Florestal do Poço Escuro é o ponto ideal para quem não abre mão de contato com a natureza. Situada no Parque Municipal Serra do Periperi, a vegetação é composta pelos biomas Mata Atlântica e Caatinga, com extensa diversidade biológica em relação à fauna.
Além de fazer belas fotos, os visitantes podem ampliar a experiência do passeio ao se desafiar nas trilhas acompanhadas por guias locais.
Gastronomia
Vila do Bosque, em Vitória da Conquista
Blog do Anderson
Para dar dicas de gastronomia, o g1 consultou influenciadores digitais de Vitória da Conquista, afinal, ninguém melhor do que os moradores para sugerirem os points imperdíveis da cidade nesse quesito.
“Para além das belezas naturais, quando o sol se põe, a cidade ganha vida. E a diversidade gastronômica só torna a experiência da vida noturna ainda mais interessante”, comentou o influenciador Ramon Caíque Ferraz.
Ramon Caíque Ferraz, influenciador digital
Arquivo pessoal
Na opinião dele, a Villa do Bosque, na região das Candeias, “é um dos pontos de encontro para aquecer as turbinas antes do FIB”. O espaço fica relativamente perto do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, onde acontece o evento.
O local reúne bares, cafés, sorveterias e restaurantes, proporcionando diferentes experiências gastronômicas. São estabelecimentos versáteis, com horários de funcionamento que abrangem desde o café da manhã até o jantar, passando pelo almoço, lanche e “happy hour”.
“O Villa do Bosque é um espaço super aconchegante, que tem opções de cafeteria, restaurantes e até mesmo sorveteira. É um lugar bonito, agradável, cheio de flores e que rende belas fotos”, complementou a influenciadora Thailana Santos.
Ela destaca que as opções gastronômicas se estendem pelos arredores da Villa do Bosque, nas Avenida Alziro Prates e Avenida Ivo Freire.
Thailana Santos, influenciadora digital
Arquivo pessoal
Outro local que precisa ser visitado é a Central de Abastecimento (Ceasa) de Vitória da Conquista. No entreposto, é possível comprar os famosos biscoitos de polvilho que fazem parte da cultura local.
A produção é tão grande, que três pavilhões da Ceasa são destinados à venda dos sequilhos, que abastecem a Bahia e outros estados. Estima-se que mais de cem tipos de biscoitos são vendidos no local, entre opções doces e salgadas, caseiras ou mais sofisticadas.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vitória da Conquista tem mais de 250 empresas especializadas na produção deste item e fornece a mercadoria para toda a Bahia e ouros estados. A venda da iguaria gera milhares de empregos na cidade e movimenta cerca de R$ 46 milhões por ano.
Antiga Biblioteca José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista
Divulgação/PMVC
FIB 2023
O Festival de Inverno Bahia é a maior festa de Vitória da Conquista e uma das mais tradicionais do estado. O g1 transmitirá os shows ao vivo e fará cobertura em tempo real. O conteúdo incluirá backstage com artistas, camarote, espaços alternativos e toda a animação do público. Todas as reportagens e entrevistas poderão ser acompanhadas na página especial do evento.
No sábado (26), os shows começam às 21h e as atrações são: Djavan, Gloria Groove, Léo Santana e Lincoln. No domingo (27), as apresentações serão às 20h e subirão ao palco Thiaguinho, Nattan, Pedro Sampaio e Matheus & Kauan.
Palco do Festival de Inverno Bahia 2023
Itana Alencar
Mais de 60 mil pessoas são esperadas nos três dias de evento. Além do palco principal, o público também pode curtir a Garagem do Rock e a Arena da Música, com bandas e DJS. Outro espaço disponível é o camarote VIP, que tem visão privilegiada para o palco principal e acesso à área frontal, além de shows exclusivos.
Serviço:
Festival de Inverno Bahia 2023
Quando – 25 a 27 de agosto. Abertura dos portões às 19h sexta e sábado, e 18h no domingo
Onde – Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista
Classificação – 16 anos
Pontos de venda de ingressos:
Sympla – clique aqui e acesse
Vitória da Conquista – Boulevard Shopping (Loja Raphaella Booz)
Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon)
Banca Central (Praça Barão do Rio Branco)
Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686)
Salvador: shoppings Center Lapa, Salvador, Paralela e da Bahia
Além de estudantes, outros segmentos têm direito à meia-entrada, segundo a Lei Nº 12.933/2013. Em ambos os casos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.