Prefeitura anuncia moeda digital para alavancar economia de Ouro Preto, na Região Central de MG

prefeitura-anuncia-moeda-digital-para-alavancar-economia-de-ouro-preto,-na-regiao-central-de-mg


Apesar do anúncio, moeda local só deve circular a partir do segundo semestre. Ouro Preto (MG)
Reprodução/TV Globo
A Prefeitura de Ouro Preto fez o lançamento de uma moeda digital exclusiva para o comércio da cidade. A novidade foi apresentada aos moradores nesta sexta-feira (19), mas só deve ser implementada no segundo semestre deste ano.
De acordo com o município, a moeda digital será utilizada por meio de um cartão magnético ou aplicativo para celular. Cada 1 moeda de Ouro Preto equivale a 1 Real.
Apesar do lançamento, a implementação da moeda ainda leva mais alguns dias. O credenciamento do comércio que vai aderir à nova forma de pagamento, por exemplo, ocorre no mês de junho. O funcionamento será liberado em julho, segundo a prefeitura.
Qualquer pessoa pode fazer uso do novo modo de pagamento. Os estabelecimentos comerciais da cidade também estão habilitados, independentemente do modelo de negócio. Inclusive, podem fazer transações entre si.
A prefeitura promete uma estrutura para administrar a moeda. Os contribuintes vão contar com uma agência local para a realização de serviços, que também poderão ser efetuados por um canal digital. Veja quais:
Consultar extrato do cartão
Consultar a rede credenciada para utilização da moeda;
Efetuar bloqueio do cartão, em caso de furto, extravio, deterioração, roubo ou qualquer outra forma de fraude;
Efetuar pedidos de créditos e estorno de créditos indevidos;
Solicitar segunda via de cartão.
Antecipação salarial
Integrantes do funcionalismo público municipal poderão antecipar até 30% do rendimento mensal por meio da moeda de Ouro Preto. A solicitação deverá ser feita por meio do aplicativo. O valor utilizado será descontado no pagamento daquele mês, sem juros ou taxas.
Expectativa
A moeda é de uso restrito ao município. Assim, a prefeitura acredita que vai evitar a saída de recursos para outras cidades. A administração da cidade afirmou que a moeda passa a oferecer uma alternativa aos usuários frente aos juros do mercado financeiro.
Ouro Preto espera que a moeda digital promova a expansão do comércio local, com o aumento e a manutenção de postos de trabalho e benefícios sociais. Outro aposta é na queda do endividamento das famílias e redução de desigualdades.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.