Quatro homenageados recebem a Medalha da Abolição, no Ceará

A comenda, em 2023, foi entregue a Eudoro Santana, ao arcebispo Dom José Aparecido Tosi Marques, a Kátia Magalhães Arruda e a Vilmar Ferreira. O agraciados com a Medalha da Abolição, Eudoro Santana, Kátia Magalhães Arruda, Dom José Aparecido Tosi Marques e Vilmar Ferreira. Ao centro, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e a primeira-dama, Lia de Freitas.
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
A cerimônia de entrega da Medalha da Abolição 2023 aconteceu nesta sexta-feira (19), em Fortaleza. Quatro personalidades do Ceará foram homenageadas: o engenheiro e ex-deputado estadual Eudoro Santana, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Kátia Magalhães Arruda, e o fundador do Grupo Aço Cearense, Vilmar Ferreira.
A Medalha da Abolição é a mais alta honraria concedida pelo governo do Ceará em reconhecimento a personalidades relevantes para o estado. O nome da comenda é em alusão à Data Magna, dia 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, também reconhecido como Dragão do Mar, mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país.
LEIA TAMBÉM:
Data Magna: 25 de março lembra pioneirismo do Ceará em abolir a escravidão
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância da escolha dos homenageados da noite. “As pessoas escolhidas têm uma coerência muito grande com a nossa Medalha da Abolição. São todas pessoas que buscam com muita justiça, nas várias áreas que cada um deles e ela atuam”, disse Elmano.
Veja mais notícias no g1 em 1 minuto
Adicionar aos favoritos o Link permanente.