Capital da cerveja e palco da maior festa alemã do Brasil, Blumenau completa 173 anos

Cidade é a terceira maior de SC, com 361.261 habitantes, conforme Censo 2022. Blumenau
Divulgação | Pref. Blumenau
Capital da cerveja e palco da maior festa alemã do Brasil, Blumenau, o terceiro maior município de Santa Catarina, completa 173 anos neste sábado (2). Em 2 de setembro de 1850, dezessete colonos chegaram ao local onde atualmente está a cidade.
Naquele ano, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau obteve do Governo Provincial uma área de terras de duas léguas (cerca de 9,65 quilômetros) para estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus, conforme a prefeitura.
Antes da chegada deles, viviam na região indígenas dos grupos kaigangs e xokleng.
Rua XV de Novembro, uma das mais importantes da cidade, em 1897
Arquivo Histórico de Blumenau/Divulgação
Depois desses 17 colonos iniciais, outros imigrantes vieram em veleiros de companhias particulares. Inicialmente, a colônia era de propriedade do fundador, Dr. Blumenau. Ele foi mantido na direção até a elevação da colônia à categoria de município, em 1880.
Vista aérea mostra enchente que alagou Blumenau em 1957
Arquivo Histórico de Blumenau/Divulgação
A cidade foi colonizada no início por alemães, seguidos de italianos e poloneses. Também recebeu habitantes do Vale do Rio Tijucas, descendentes de portugueses. Mesmo assim, as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.
Praça Dr. Blumenau nos anos 1960
Arquivo Histórico de Blumenau/Divulgação
Um decreto de 4 de fevereiro de 1880 elevou a colônia à categoria de município. Até 1934, o território de Blumenau somava 10.610 km². Atualmente, ele tem 519,8 km². Trinta e oito novos municípios resultaram de sucessivos desmembramentos.
O Censo 2022 apontou que a cidade tem 361.261 habitantes.
Oktoberfest
A Oktoberfest representa a cultura dos imigrantes – um pedacinho da Alemanha no Brasil – e ainda reforça a capacidade de superação do município.
A origem da Oktoberfest é de Munique, na Alemanha. A festa foi promovida pela primeira vez no início do século XIX, a partir do casamento do rei Ludwig I, na época ainda príncipe, com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen. A comemoração fez tanto sucesso que as tradicionais tendas existem até hoje, mas não somente no país germânico.
Publico no primeiro dia de Oktoberfest Blumenau em 2022
Tiago Ghizoni/NSC
A Oktoberfest Blumenau foi inspirada no evento de Munique, na Alemanha, mas a primeira edição realizada pelo povo blumenauense começou por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade.
Após grandes enchentes que marcaram aquela década, a Oktober envolveu os moradores em um sentimento de confraternização.
Desfile de abertura da 1ª Oktoberfest de Blumenau em 1984
Arquivo Histórico Blumenau/Divulgação
O município havia sido manchete em todos os veículos de comunicação do país em 1983 e 1984 após duas grandes enchentes, trazendo perdas para a população da região.
Oktoberfest Blumenau 2022: Desfile na rua XV de Novembro em Blumenau
Patrick Rodrigues/NSC
Em meio à tristeza daquele momento, a cidade se reergueu e passou a promover o evento. A primeira edição foi realizada em apenas um pavilhão com espaço de 3 mil metros quadrados.
Em 2023, a Oktoberfest Blumenau ocorre de 4 a 22 de outubro.
Capital da cerveja
Em 9 de março de 2017, foi assinada a lei número 13.418/2017, que conferiu o título à cidade. A Oktoberfest foi um dos fatores que contribuíram para que a cidade recebesse o título.
Conheça a história da Oktoberfest Blumenau
Do primeiro carro à primeira miss Brasil: veja 3 vezes que Blumenau foi pioneira em SC
Confira fotos antigas de Blumenau
Além da Oktoberfest, a cidade conta ainda com o Festival da Cerveja, o Museu da Cerveja, e a Escola Superior de Cerveja e Malte.
Crônica de sábado: A história de Blumenau passa pela rua XV de novembro
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.