RJ: Colégio diz para alunos “irem direto para casa” após assaltos no bairro

Um colégio do Rio de Janeiro emitiu um comunicado, na última quarta-feira (26), solicitando aos pais e responsáveis que orientem seus filhos a irem diretamente para casa após o término das aulas. A medida foi tomada em resposta a recentes incidentes de assalto nas proximidades da instituição.

O comunicado enviado pelo Colégio Metaverso reforça a preocupação da escola com a segurança dos alunos, pedindo a colaboração das famílias para garantir que os estudantes se desloquem com tranquilidade e segurança.

A escola destaca a importância de evitar aglomerações e locais com grande circulação de pessoas, especialmente em áreas próximas à instituição. Veja o conteúdo da mensagem: 

Prezados pais e responsáveis,
Espero que todos estejam bem.

Gostaríamos de informar que, recentemente, tivemos conhecimento de incidentes de assaltos nas imediações da nossa escola. Sabemos que a segurança de nossos alunos é uma prioridade para todos nós e, por isso, queremos reforçar a importância da vigilância e orientação quanto ao trajeto de ida e volta para casa.

Pedimos a gentileza de conversarem com seus filhos sobre a importância de ir diretamente para casa após as aulas, evitando permanecer por longos períodos na rua ou em pontos de aglomeração, especialmente do outro lado da rua, onde a circulação de pessoas pode ser maior e, consequentemente, o risco também.

A segurança de nossos alunos é uma responsabilidade compartilhada, e a colaboração de todos é fundamental para garantir que eles possam se deslocar com tranquilidade e segurança. Contamos com sua compreensão e apoio para mantermos nosso ambiente escolar e as redondezas mais seguras.

Caso tenham qualquer dúvida ou queiram compartilhar informações sobre situações específicas, estamos à disposição para ouvir e colaborar.


Rafaella Frutuoso – Coordenadora Pedagógica

Posicionamentos

Em nota, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) disse que o 2° BPM (Botafogo) tem aumentado o policiamento em Laranjeiras e Flamengo, realizando abordagens a cidadãos suspeitos e trabalhando em conjunto com a delegacia para identificar criminosos. O batalhão mantém contato com associações de moradores e lideranças locais por meio de reuniões e aplicativos. Além disso, o bairro conta com viaturas e rondas regulares. Para combater delitos, o 2° BPM criou uma Motopatrulha com policiais em motocicletas para um policiamento mais dinâmico.

A reportagem buscou o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) para entender se há registro estatístico sobre aumento de roubos na região, mas ainda não obteve respostas.

No painel de criminalidade do ISP, a região metropolitana do Rio registrou aumento de 9% nos roubos contra pedestres, na comparação entre janeiro de 2024 e 2025. Este é o dado mais atualizado disponível na plataforma.

Procurada pela CNN, o colégio confirmou os relatos de assaltos recentes nas proximidades da escola. Em nota, a entidade diz que está “em contato com os órgãos de segurança pública, compartilhando informações e solicitando rondas periódicas para coibir ações criminosas nas imediações”.

Veja a nota completa:

“Recentemente, fomos informados de incidentes de assalto nas imediações de nossa escola. Em razão disso, gostaríamos de esclarecer as medidas que estamos adotando para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos alunos.

1. Orientação às Famílias: Solicitamos que pais e responsáveis conversem com seus filhos sobre a importância de irem diretamente para casa após as aulas, evitando permanecer em pontos de aglomeração, principalmente em locais onde o fluxo de pessoas é maior.

2. Diálogo com Autoridades Locais: Estamos em contato com os órgãos de segurança pública, compartilhando informações e solicitando rondas periódicas para coibir ações criminosas nas imediações.

3. Colaboração de Toda a Comunidade Escolar: Reforçamos que a segurança é uma responsabilidade compartilhada. Incentivamos que qualquer situação suspeita seja reportada imediatamente à administração do colégio ou às autoridades competentes.

4. Canal de Atendimento: Mantemos um canal aberto de comunicação para que pais, alunos e responsáveis possam tirar dúvidas, relatar ocorrências e compartilhar preocupações, contribuindo assim para um ambiente escolar mais seguro.

O Colégio Metaverso reafirma seu compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar de seus alunos. Seguiremos monitorando de perto a situação e trabalhando em conjunto com todos os envolvidos para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em RJ: Colégio diz para alunos “irem direto para casa” após assaltos no bairro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.