Roubos de celulares, consignado para CLT e Bolsonaro réu: todos os episódios da semana de O Assunto


O Assunto é o podcast diário do g1. Perdeu algum? Aproveite o fim de semana para maratonar. O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery, e publicado de segunda a sexta-feira. Perdeu algum episódio da semana? Você pode aproveitar o fim de semana para maratonar! É só colocar o fone e dar o play!
#1436: A pressão de Trump sobre estudantes e universidades 🎧

Rumeysa Ozturk, estudante turca que faz doutorado nos Estados Unidos, foi presa por agentes de imigração. No ano passado, ela escreveu um artigo em que pedia que a universidade cortasse laços com Israel. Para discutir o contexto autoritário da política dos Estados Unidos que tem aberto brecha para esse tipo de situação, Natuza Nery entrevista Marcelo Lins, comentarista da GloboNews e apresentador do GloboNews Internacional; e Lilia Schwarcz, historiadora, antropóloga e professora na Universidade de Princeton, nos EUA, e na USP.
Para Lins, essa é uma guerra “contra a crítica, contra o questionamento”. E Lilia fala de relatos de professores que precisaram tirar palavras como diversidade, inclusão, gênero e sustentabilidade, por exemplo, de programas de ensino.
#1435: Bolsonaro réu por tentativa de golpe🎧
Em um dia histórico, Jair Bolsonaro tornou-se o primeiro ex-presidente a virar réu por tentativa de golpe de Estado. A análise do caso foi decidida pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal, quando os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin leram seus votos, acompanhando o relator, ministro Alexandre de Moraes. Agora, o ex-presidente e mais sete aliados, incluindo militares de alta patente, vão a julgamento — a data ainda não foi marcada.
Neste episódio, Natuza Nery conversa com Davi Tangerino, advogado criminalista e professor de direito da UERJ, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e com Vera Magalhães, colunista do jornal O Globo, âncora na rádio CBN e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura. Tangerino analisa as chances de Bolsonaro conseguir evitar uma condenação e detalha os votos dos ministros. Já Vera comenta as repercussões políticas e o discurso de Bolsonaro que, depois da sessão, disse que as acusações são infundadas e repetiu os ataques a Moraes e ao sistema eleitoral.
#1434: Novo empréstimo consignado CLT – riscos e vantagens🎧
O governo lançou um tipo de empréstimo para quem trabalha com carteira assinada. Nessa modalidade, as parcelas são quitadas com desconto no salário do funcionário que pega o empréstimo. Embora esteja na Medida Provisória, o uso do FGTS como garantia ainda não está formalmente regulamentado — o que está previsto para acontecer em junho. Segundo o Ministério do Trabalho, o crédito beneficiará trabalhadores formais da iniciativa privada, o que inclui domésticos e empregados de MEI (microempreendedor individual), por exemplo.
Para falar sobre como o programa vai funcionar, Natuza Nery conversa com Carla Beni, professora da FGV e conselheira do Conselho Regional de Economia, o Corecon, de São Paulo. Ela explica a possibilidade de portabilidade para trabalhadores que já pegaram empréstimos e o risco de um negócio que envolve o FGTS do trabalhador
#1433: O caso Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal🎧
A Primeira Turma do STF dedicou duas sessões, entre terça (25) e quarta-feira (26), para decidir se aceitava a denúncia contra o ex-presidente e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022 ou não.
Para explicar os trâmites na mais alta Corte do país, Natuza Nery conversa com Eloísa Machado, professora da Faculdade de Direito da FGV em São Paulo. Para ela, que também é coordenadora do grupo de pesquisa Supremo em Pauta, trata-se de algo histórico. “A gente está diante de algo muito relevante, que vai não só, talvez, resolver algumas pendências do passado, mas também se projetar para um futuro, talvez, com mais segurança e garantia de estabilidade democrática.”
#1432: Celular roubado – o crime que apavora🎧
Ao defender a PEC da Segurança Pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não vai permitir que “a República de ladrões de celular” assuste a população. Para discutir o tema, Natuza Nery conversa com Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN; e com Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.
Para Bernardo, a fala de Lula representa uma guinada no discurso em torno do tema. Ele também aponta como o tema da segurança é um “calcanhar de Aquiles” para o governo e as resistências que a PEC encontra. Já Carolina explora a complexidade do roubo de celular, sua ligação com o crime organizado e também fala de possíveis saídas para enfrentar essa crise.
VEJA CORTES DO ASSUNTO EM VÍDEO
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Nesta semana também na apresentação: Julia Duailibi.
Natuza Nery comanda o podcast O Assunto
g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.