Sinais Vitais com Dr. Kalil: “Vivemos em um ambiente obesogênico”

Em entrevista à CNN, o chefe da Psiquiatria do Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, Adriano Segal, falou sobre os principais fatores para o aumento da obesidade na sociedade atual.

Segal destacou que o principal fator para o aumento da doença é o que ele chama de “ambiente obesogênico”.

“Você tem comidas muito baratas, muito palatáveis, de péssimo valor nutricional. Se for numa praça de alimentação, se for num supermercado, você consegue gastar pouco dinheiro e comer muita coisa ruim”, explicou Segal.

Além da alimentação inadequada, o especialista apontou para a redução da atividade física como outro fator crucial. “Cada vez a gente se mexe menos. Em todas as grandes metrópoles, a gente se mexe menos”, afirmou o especialista, ressaltando que a insegurança nas cidades também contribui para esse comportamento sedentário.

Adriano Segal ressaltou ainda que nosso organismo está mal-adaptado à realidade atual: “A verdade é que nosso organismo é muito bem-adaptado a passar fome e a se mexer muito. Ele é muito mal-adaptado a excessos de comida e a se mexer pouco”.

Esta combinação de fatores cria o que o especialista chama de “tempestade perfeita” para o aumento da obesidade.

A relação entre saúde mental e obesidade

Segal também abordou a relação entre saúde mental e obesidade. “A obesidade, obviamente, leva a piora, talvez até uma depressão, e aí faz o ciclo que piora o controle, a pessoa não faz exercício, a pessoa não toma medicamento”, explicou.

Por outro lado, problemas mentais como a depressão aumentam a chance de obesidade. “Porque, obviamente, não faz exercício, come inadequado, então uma coisa leva a outra”, acrescentou o especialista.

O médico destacou que esta associação entre transtornos mentais e obesidade não é nova, com relatos na medicina desde o século 18. Ele também mencionou o estigma social associado à obesidade, que pode agravar ainda mais o problema.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sinais Vitais com Dr. Kalil: “Vivemos em um ambiente obesogênico” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.