Projeto vai revitalizar trilhas do Parque Nacional da Serra do Itajaí em Indaial 

As trilhas do Parque Nacional da Serra do Itajaí, que fica localizado nos municípios de Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos, devem receber uma revitalização.

O município de Indaial, que aparece na lista, assinou um acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para o andamento do projeto “Trilhando a Economia Verde em Indaial: Caminhos para a Restauração e Conservação da Biodiversidade”.

A imagem mostra o Parque Nacional da Serra do Itajaí

Trilhas no Parque Nacional da Serra do Itajaí serão revitalizadas – Foto: Divulgação/Portal Municipal de Turismo de Guabiruba/ND

Aproximadamente 27 quilômetros de trilha ecológica em Indaial, incluindo Encano, do Quati e Warnow, devem passar pela revitalização no parque.

O projeto vai acontecer em duas fases. Na primeira, dados de restauração serão reunidos, além do mapeamento de possíveis propriedades rurais e áreas atrativas para o turismo. Na segunda fase, será implementada sinalização atualizada nas trilhas.

A iniciativa faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, que destacou a posição geográfica de Indaial e vegetação para o turismo ecológico, que tem 43% do território dentro do parque.

Sobre o Parque Nacional da Serra do Itajaí

O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma unidade de conservação da natureza de proteção integral do bioma Mata Atlântica. Foi criado em 2004 para preservar esse bioma e dos ecossistemas.

Assim, possibilita a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Vale lembrar também que o Parque Nacional da Serra do Itajaí protege animais ameaçados de extinção, como o gavião-pombo-pequeno, o papagaio-de-peito-roxo e o gato-maracajá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.