Adeus, remédio: aprenda o método que transforma batatas cozidas em anti-inflamatório natural

A forma de preparo dos alimentos influencia diretamente seu valor nutricional e seus efeitos no organismo. Dessa forma, você já ouviu falar no método que transforma batatas cozidas em anti-inflamatório natural? Se não, a nutricionista Sandra Moñino compartilhou como preparar o prato saudável.

Diversas batatas em cima uma das outras

Conheça método que transforma batatas cozidas em anti-inflamatório natural – Foto: Canva/ND

Aqueles que acreditam que as batatas podem ser prejudiciais à saúde, estão enganados. Você deve ficar atento apenas se consumir o alimento excessivamente. Um estudo publicado pela Journal of Nutrition indica que o consumo de alimentos ricos em amido resistente, como a batata preparada corretamente, pode beneficiar a microbiana intestinal.

Conforme Sandra Moñino, a batata cozida e resfriada gera ácido butírico, um composto que ajuda a reduzir inflamações no organismo e promove a saúde do cólon. No entanto, se cozidas de forma inadequada, esses benefícios podem ser comprometidos.

Além disso, fritar em óleo em temperatura inadequada ou cozinhar com excesso de água pode resultar na perda de nutrientes essenciais.

Método que transforma batatas cozidas em anti-inflamatório natural

Batatas cozidas com erva por cima

Saiba como fazer o método que transforma batatas cozidas em anti-inflamatório natural – Foto: Canva/ND

Para preservar o potencial anti-inflamatório das batatas, a especialista sugere um método simples e eficaz:

  • Preaqueça o forno a 200°C.
  • Corte as batatas em pedaços uniformes, preferencialmente em tiras finas, semelhantes às batatas fritas tradicionais.
  • Tempere com especiarias benéficas, como cúrcuma, pimenta-do-reino e gengibre.
  • Regue com azeite de oliva extravirgem.
  • Asse a 230°C por cerca de 30 minutos, com calor superior e inferior ativados.

Ao seguir essa técnica, as batatas mantêm seu amido resistente, favorecendo a saúde intestinal. Outro ponto destacado pela especialista é que consumir as batatas no dia seguinte melhora ainda mais esse efeito, pois seu amido passa por uma transformação química que aumenta os benefícios para a microbiota.

Batatas cozidas em tigelas

Agora que você já sabe como fazer o método que transforma batatas cozidas em anti-inflamatório natural, opte por métodos que preservam seus nutrientes e favorecem a produção de ácido butírico – Foto: Canva/ND

Ajustar o modo de preparo das batatas pode ser um passo simples, mas com grande impacto na saúde. Optar por métodos que preservem seus nutrientes e favoreçam a produção de ácido butírico contribui para uma alimentação equilibrada e para a redução de processos inflamatórios no organismo.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.